Se você faz tratamentos de coloração, alisamento ou outros processos químicos no cabelo, provavelmente ele esteja quebradiço e fragilizado, certo? Caso esse seja o seu caso, cuidado! Esses podem ser sinais de um corte químico.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que acontece com o cabelo quando ele é danificado por excesso de procedimentos nos fios. Também, vamos dar dicas de como evitar o corte químico e ideias para você montar o seu cronograma capilar.
Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre esse assunto tão importante para a saúde dos seus cabelos.
O que é corte químico?
O corte químico pode ser definido como: uma quebra dos fios que acontece por conta do excesso de procedimentos químicos, sejam eles processos de luzes, mechas, alisamentos ou colorações. Enfim, quanto mais procedimentos são feitos, mais fragilizados ficam os cabelos.
Além disso, esse problema pode ocorrer pela aplicação inadequada de produtos com componentes incompatíveis (usados para descolorir o cabelo, ou potencializar o alisamento), ou também por outros fatores ligados aos procedimentos químicos.
Ah, e fora isso, o uso de equipamentos como secadores e chapinhas, os quais emanam calor, podem prejudicar os fios já sensíveis pelo procedimento químico.
Saiba também como recuperar os fios danificados no pós-química e evitar maiores problemas como o próprio corte químico.
Por que o corte químico acontece?
O principal motivo pelo qual acontece o corte químico no cabelo é a fragilização das fibras capilares por procedimentos químicos repetitivos. Quando você muda a cor ou o tom do seu cabelo, e depois faz um alisamento, por exemplo, a estrutura dos fios acaba sendo alterada. Dessa forma, os cabelos acabam perdendo os nutrientes fundamentais para o seu fortalecimento.
Por isso, é muito importante fazer a reestruturação dos fios logo após um procedimento nos cabelos. Assim, você terá mais segurança e conseguirá saber se o seu cabelo está fragilizado antes de fazer qualquer outro procedimento.
Características de um cabelo com corte químico?
Antes de acontecer o corte químico, os cabelos vão dando indícios de estarem danificados. Por esse motivo, é importante ficar atenta a esses detalhes a fim de evitar que problemas maiores aconteçam.
As principais características de um cabelo que está prestes — ou já sofre! — com um corte químico, são:
- A queda de cabelo pela raiz: essa é uma característica muito perigosa e temida pelas mulheres. Isso porque, ela influencia muito na aparência. E vamos combinar, ninguém quer passar por isso;
- Cabelo com aspecto ruim: você vai perceber que os fios começam a ficar opacos, sem vida e rugoso, dando uma sensação ruim quando você passa a mão;
- Efeito emborrachado: nele, as mechas também ficam elásticas, porém se você esticá-las elas não voltam ao estado original. Logo, ficam cada vez mais frágeis e delicadas;
- Efeitos da coloração: se você notar que após aplicar uma coloração a cor está perdendo o brilho rapidamente, pode ser um sinal de corte químico;
- Fios quebradiços: sabe quando você passa a mão no cabelo e ele começa a cair? Bom, esse é um sinal de que os seus cabelos estão quebradiços. Inclusive, esse sinal pode, até mesmo, influenciar no crescimento dos fios.
- Pontas duplas: não só pontas duplas, mas múltiplas e também, pontos de coloração esbranquiçada, podem aparecer por conta de um corte químico.
Viu só, não é tão difícil identificar quando o corte químico está acontecendo, e se esse for o seu caso, a melhor coisa a fazer é não se desesperar e começar um tratamento para a restauração dos fios.
Como evitar o corte químico? 5 dicas
Atenção: o principal cuidado para evitar o corte químico, é o de NÃO realizar procedimentos químicos com frequência. Por exemplo, fazer luzes e logo em seguida passar progressiva. A ação dos componentes químicos utilizados para esse processos, podem danificar os fios. Bem como, quanto maior for a aplicação, mais severo será o dano.
Acompanhe algumas dicas importantes para cuidar dos seus cabelos no dia-a-dia!
1. Sempre use um protetor térmico
Se você é uma adepta do uso do secador de cabelos, tome sempre o cuidado de passar um protetor térmico antes de usar o aparelho. É fundamental também, que você dê uma atenção especial aos cuidados com o couro cabeludo — o qual precisa ser frequentemente estimulado para ativar a circulação e nutrir os fios de cabelo.
Saiba aqui se usar o secador de cabelo faz mal e lembre-se que manter os cabelos saudáveis vai deixá-los mais resistentes aos procedimentos químicos, diminuindo assim o risco de um corte indesejado.
2. Mantenha uma alimentação balanceada
Parece um ponto banal, mas para manter a saúde dos cabelos é fundamental ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos que contenham, principalmente, as vitaminas A e do complexo B. Esses nutrientes ajudam a fortalecer os fios, deixando o seu cabelo mais saudável da raiz até as pontas. 😉
3. Deixe seus cabelos sempre hidratados
Tome o cuidado de sempre hidratar o seu cabelo em casa, deixando-os saudáveis e com mais vida. Para evitar o ressecamento, algumas medidas simples podem ser adotadas, como não deitar de cabelos molhados e evitar água muito quente durante o banho na hora de lavar os cabelos.
4. Cuide dos fios e reponha os nutrientes
Tenha uma rotina capilar para os seus cabelos estarem sempre saudáveis e preparados para um eventual procedimento. É fato que ninguém está livre de passar por procedimentos químicos, afinal eles estão aí para deixar as mulheres mais lindas e elegantes.
Então, não descuide dos seus cabelos, seja paciente e disciplinada e você verá ótimos resultados a médio e longo prazo que não irão te decepcionar, com certeza.
Leia também nosso conteúdo sobre ampolas para queda de cabelo, como usar e os benefícios dos produtos.
5. Faça um teste de mecha
O teste de mecha é a maneira mais eficiente de saber se os seus cabelos irão suportar o procedimento químico que você quer fazer. Com ele, é possível observar as reações dos fios com os componentes dos produtos e saber se irão ou não danificar os seus cabelos.
O teste pode ser realizado de maneira simples:
- Primeiro, separe uma mecha do cabelo mais escondida, na parte de trás, os cabelos debaixo, perto da nuca. Essa tática é usada para o caso de ter algum problema, você poder esconder o ocorrido com facilidade;
- Aplique o produto que você pretende usar no procedimento e espere o tempo recomendado na embalagem;
- Proceda exatamente como se tivesse feito o procedimento no cabelo inteiro, lavando e secando para observar o que acontece com os fios;
- Se você perceber alguma das características de cabelo com corte químico que já te mostramos no post, não faça o procedimento.
Agora, você já sabe exatamente como prevenir e evitar que aconteça um corte químico nos seus cabelos.
Para finalizar esse conteúdo completíssimo, vamos ainda falar um pouco sobre como tratar um cabelo com corte químico e dar algumas dicas de cronograma capilar para que você possa reconstruir os fios se tiver passado por essa situação.
Como tratar um cabelo com corte químico?
A primeira coisa a fazer se você tiver um corte químico é parar com os procedimentos. Depois, saiba que você precisará de bastante paciência para poder fazer a reconstrução dos fios, e isso você vai conseguir por meio de um cronograma capilar. Acompanhe abaixo algumas dicas para criar o seu e recuperar totalmente a beleza e o brilho dos seus cabelos.
Cronograma capilar para recuperar os fios com corte químico
Para cumprir um cronograma capilar e recuperar definitivamente a saúde dos fios do seu cabelo, você vai precisar ser bem disciplinada e paciente, pois como o próprio nome sugere, isso leva tempo.
Você terá que passar por um período de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Acompanhe uma explicação breve sobre a importância de cada etapa.
Hidrate bem os cabelos
A hidratação promove o fechamento das escamas dos fios de cabelo através da umidade e, aos poucos, vai novamente preservando os nutrientes necessários para a reconstrução dos fios. A maneira mais simples de fazer a hidratação em casa é lavar os cabelos com shampoo, e depois fazer a aplicação de uma máscara de hidratação nos cabelos secos, deixando-a agir por aproximadamente uma hora.
Dê atenção especial à nutrição dos fios
A nutrição dos fios é muito importante, pois irá ajudar a recompor tudo o que os seus cabelos acabaram perdendo durante os procedimentos químicos, recuperando-os desde a raiz, preparando assim para a reconstrução capilar que é o terceiro passo do cronograma.
Existem diversas máscaras nutritivas para fazer esse trabalho que deve ser realizado 2 ou 3 dias após a hidratação.
Faça a reconstrução capilar
A reconstrução capilar é responsável por reestruturar a fibra capilar. Normalmente, também é feita através da aplicação de produtos específicos para este fim e deve ser aplicada cerca de dois dias depois da máscara de nutrição.
Repita esses três passos por trinta dias e você terá cumprido o seu cronograma capilar. Mas mesmo assim evite passar por novos processos químicos. Afinal, os cabelos demoram muito mais tempo para se recuperar completamente.
O corte químico acontece de uma hora para a outra?
Sim, se o caso for de incompatibilidade de componentes usados nos produtos na hora do procedimento químico. Se esse for o caso, antes mesmo de terminar o procedimento, você já poderá perceber algumas características do corte químico.
Quanto tempo leva um corte químico?
Os cabelos levam cerca de 2 anos para se recuperar de um corte químico. Contudo, esse tempo pode variar. Isso depende muito do comprimento e volume do cabelo.
Continue acompanhando o blog da AMOBELEZA para mais conteúdos como esse! Aproveite e conheça o corte bordado: uma técnica de repicagem que pode dar um up em seus fios!