Ei! Seu cabelo começou a cair por conta de processos químicos, tinturas e alisamentos? Esse é um processo muito comum de acontecer, principalmente em fios que vivem em contato com produtos mais agressivos como a progressiva.
Pode ficar tranquila. Embora seja um período doloroso, com os cuidados corretos, você pode evitar a queda de seus fios, ajudando-os a crescer com mais força e resistência, sem muitas preocupações.
E aí, quer descobrir como recuperar o cabelo quebrado por conta dos procedimentos químicos? Continue nesta página e veja 5 dicas indispensáveis para tomar com os seus fios!
1. Hidrate o cabelo semanalmente
Amores, antes de iniciar a cuidar de seus cabelos é preciso que você entenda: a química mexe com a estrutura celular dos fios, fazendo com que as cutículas capilares se abram e fiquem mais sensíveis. Por isso, a hidratação é obrigatória em um pós-química!
O ideal é que você utilize a ajuda de máscaras de hidratação para repor os nutrientes perdidos durante a progressiva e/ou outros tipos de química. É importante que o tratamento seja feito, ao menos, uma vez durante a semana — em casos mais graves, essa quantidade pode aumentar para até três dias.
Ah, caso queira um resultado ainda mais eficaz, uma boa alternativa é alterar as máscaras de reconstrução e hidratação — como se fosse um cronograma capilar mesmo, sabe? Assim, enquanto os nutrientes são repostos nos fios, a cutícula celular é selada.
Quer saber como fazer esse processo corretamente? Veja o guia completo de como hidratar o cabelo sozinha e sem complicações!
2. Use tratamentos capilares com vitaminas em sua composição
Os cabelos danificados precisam de uma forcinha que vai além das máscaras de hidratação e restauração. Nesses casos, os fios pedem por componentes a mais, que consigam trazer nutrientes e suprir as necessidades da fibra capilar.
Óleo Capilar L'Oréal Professionnel Serie Expert Absolut Repair Gold Quinoa Protein 10 in 1 90 ml
R$ 126,90
ComprePor esse motivo, o interessante é que você opte por marcas de shampoos e condicionadores que ofereçam formulações ricas em vitaminas naturais. Elas ajudarão a repor os nutrientes faltantes na estrutura do cabelo, fornecendo uma limpeza suave e tratamento profundo. Legal, não acha?!
Qual vitamina é boa para cabelos quebradiços?
As vitaminas que integram o complexo B — como: biotina, riboflavina, B3, B5 e B12— são as mais indicadas para o tratamento de cabelos quebradiços. Elas ajudam a prevenir o envelhecimento do couro cabeludo, aumentam a circulação sanguínea e, automaticamente, auxiliam no crescimento dos fios.
Agora que você já sabe sobre essa informação superimportante, basta verificar o rótulo dos produtos capilares que for investir. Escolha as alternativas que ofereçam as vitaminas presentes no complexo B e seus fios notarão a diferença imediatamente.
3. Evite chapinha e outros acessórios térmicos
Após passar por um processo de química, os fios ficam mais sensíveis e frágeis aos acessórios térmicos — chapinha, babyliss e secador. Não à toa, quando usados sem moderação, eles podem prejudicar, ainda mais, a aparência do cabelo.
Por mais difícil que seja se desprender desses acessórios durante o dia a dia, chegou o momento de dizer adeus para as chapinhas — pelo bem de seu cabelo, rs. Isso, principalmente após fazer luzes, progressiva ou botox no cabelo, onde as cutículas dos fios se abrem e ficam mais expostas.
Vale ressaltar que o uso de protetores térmicos é algo indispensável, mesmo que você abra mão dos acessórios citados acima. Isso porque, esses produtinhos são utilizados não só contra as pranchas e modeladores de fios, mas também contra os raios UV.
4. Proteja os fios com leave-in e óleos capilares
O leave-in é um poderoso finalizador para os cabelos, principalmente aqueles que estão mais danificados e quebram com facilidade. Isso tudo, graças a película de proteção que ele cria ao redor dos fios, responsável por tornar as madeixas blindadas contra outras agressões externas.
Tudo de bom, você não acha? Além do leave-in, existem outros óleos que podem auxiliar nesse processo, como as opções de argan ou óleo de baobá.
5. Prefira lavar o cabelo com água em temperatura ambiente
A lavagem é um processo fundamental no tratamento de um cabelo danificado. Nela você irá eliminar os resíduos de poluição presente nos fios, permitindo que as próximas etapas da hidratação ajam com mais profundidade.
Justamente por esse motivo, é fundamental que você passe por esse processo com delicadeza. Então, lembre-se que o seu fio está danificado e precisa de um cuidado especial. Para isso, massageie o couro cabeludo com delicadeza e siga com os movimentos ao longo do fio.
Outro ponto importante para destacarmos é a temperatura da água durante a lavagem do cabelo. O mais indicado é que ela esteja em uma temperatura ambiente que não cause irritações nos fios.
Qual o melhor shampoo para cabelos quebradiços?
Atualmente o shampoo Kérastase Résistance é uma das melhores alternativas do mercado para os cabelos danificados. Essa linha de tratamentos foi elaborada para reconstruir e restaurar a força dos fios, trazendo proteínas e outras substâncias ricas em queratina em sua formulação.
Veja mais dicas: 7 melhores shampoos para cabelos loiros, descoloridos ou com luzes!
Quanto tempo leva para recuperar um cabelo danificado com alisamento?
O processo de recuperação dos fios danificados com alisamento pode demorar até 6 meses. Contudo, esse período é variável e pode mudar conforme a saúde de sua raiz capilar, a estrutura do seu fio e os produtos capilares utilizados no tratamento.
Para que essa fase passe de forma mais depressa, é preciso que você mantenha constância em seus cuidados. Afinal, independente de qual seja o tratamento capilar, é necessário aplicá-lo até o final do procedimento, para, assim, receber resultados reais e duradouros.
Para potencializar a recuperação de seu cabelo, continue acompanhando o blog da Amobeleza e veja outras dicas de cuidados com as madeixas. Aproveite e aprenda como fazer o pré-poo e deixar suas madeixas mais sedosas, macias e brilhosas!