Saiba tudo sobre a técnica que prepara os fios para a lavagem. Mantenha a saúde dos fios e a oleosidade natural aprendendo tudo aqui!
Entenda como fazer o pré-poo, para que serve e quais as melhores receitas!
Essa técnica, feita antes do shampoo, ajuda a promover fios mais macios, brilhantes e com definição. Ao incluir essa etapa antes de lavar os cabelos, você dá adeus ao ressecamento dos fios e garante mais nutrição.
O que é pré-poo?
O pré-poo nada mais é do que uma preparação dos fios antes da lavagem com o shampoo. É uma técnica que funciona tanto para ajudar a hidratar e repor nutrientes, quanto para proteger as pontas da água quente e da ação detergente dos shampoos.
As formulações do shampoo, normalmente, possuem componentes fortes de limpeza, que acabam agredindo os fios, deixando-os mais ressecados e sem brilho. O objetivo do pré-poo é proteger os cabelos dessa agressão, deixar os fios mais macios e, a longo prazo, fortalecer o cabelo.
Quais os benefícios do pré-poo?
O pré-shampoo age na fibra capilar e impede que as substâncias que venham a ser prejudiciais ao cabelo, entrem nas cutículas. Ele impede que a oleosidade natural seja eliminada junto com as impurezas e cria uma película protetora no comprimento dos fios, região em que o cabelo costuma ficar mais seco.
Essa técnica funciona como uma blindagem nos fios contra o ressecamento e a quebra, deixando o comprimento e as pontas do cabelo mais saudáveis.
Como fazer o pré-poo?
Já existem no mercado vários produtos criados para fazer o pré-poo, mas além deles, você pode usar máscara branca de hidratação ou nutrição, óleos naturais como coco e argan, condicionadores neutros, entre outros. O importante é sempre escolher um produto que seja indicado para o seu tipo de fio e necessidade.
Com os fios úmidos, basta separar o cabelo em mechas e aplicar o produto escolhido no comprimento e pontas, envelopando os fios. Deixe agir no cabelo por no máximo 30 minutos e, depois, lave normalmente, com shampoo, condicionador ou máscara.
A técnica do pré-poo deve ser uma etapa a mais em sua rotina de cuidados, mas que não substitui nenhuma das outras.
Quando fazer e para quais tipos de fio é indicado
O pré-poo é indicado para todo tipo de cabelo. Qualquer pessoa pode experimentar e se beneficiar da técnica, ao sentir os fios mais secos e sem vida.
No entanto, a principal indicação vai para quem tem fios com tendência ao ressecamento, como os tratados quimicamente, cabelos cacheados e crespos, ou quem faz muito uso de ferramentas de calor, como chapinha e modelador de cachos.
Como fazer um pré-poo caseiro?
Dá para fazer pré-poo caseiro com qualquer produto hidratante e nutritivo que você costuma passar nos fios. O básico para um bom pré-poo é ter uma base branca neutra como um creme de hidratação ou condicionador de sua preferência, uma fonte de nutrição, que pode ser um óleo vegetal, e uma fonte de hidratação.
O preparo é simples: misture os ingredientes e aplique no cabelo úmido, mecha a mecha. Importante lembrar que o ideal é sempre fazer a quantidade exata para a utilização no dia. Esse procedimento deve ser semanalmente ou a cada 15 dias, de acordo com a necessidade de cada tipo de cabelo.
3 marcas e produtos para fazer o pré-shampoo
O pré-poo pode ser a salvação que estava faltando na sua rotina de tratamento capilar. O único cuidado a ser tomado é escolher os produtos certos. Listamos aqui alguns produtos que são desenvolvidos especialmente para essa técnica.
1- Pré-Shampoo Cadiveu Essentials Boca Rosa Hair
2- Pré-Shampoo Kérastase Chronologiste Régénérant
3- Óleo Capilar Braé Revival Gorgeous Shine
É muito bom para nossa autoestima quando nosso cabelo está bem cuidado. Cada cabelo tem seus cuidados básicos recomendados e tratamentos extras específicos para deixar os fios saudáveis.
É preciso entender o seu tipo de cabelo e o momento em que ele está. E se você sente que seu cabelo não está crescendo, confira nosso post sobre as principais causas e o que fazer para conquistar fios longos.
Leia aqui!