5 dicas para lidar com os cabelos quebradiços + como evitar!

 

Ei! Está cansada de sofrer com os cabelos quebradiços? Amiga, saiba que esse é um problema muito comum e que pode ser desencadeado por diversos fatores, como: agressão externa, calor extremo ou tintura inapropriada.

Bom, embora seja comum, é importante tratar, não é mesmo? Afinal, ninguém merece ficar com as madeixas ralas, cheias de falhas e quebradiças. Para isso, existem alguns tratamentos e cuidados que resolverão seu problema e darão um up no cabelo.

Continue a sua leitura e diga adeus para seus cabelos quebradiços!

1. Hidrate as madeixas com frequência

O primeiro passo para cuidar dos cabelos quebradiços está na hidratação! Ela é a chave para recuperar a estrutura dos fios, fornecendo nutrientes em falta e selando as cutículas capilares.

Alguns cabeleireiros especializados em fios mais sensíveis indicam que você invista em tratamentos de uso profissional, com compostos naturais e proteínas de queratina. Ao contrário dos produtos amadores, eles possuem formulações que realmente ajudam os fios e preservam as moléculas de água no interior das madeixas.

Ah, a quantidade de hidratações feitas durante a semana deve ser definida de acordo com o seu tipo de cabelo. Atenção: é preciso tomar cuidado com as raízes oleosas, pois muita hidratação pode prejudicá-las!

mulher hidrata o cabelo

2. Evite processos químicos durante o tratamento

Em geral, cabelos com processos químicos tendem a ficar, ainda mais, quebradiços com o tempo. Normalmente, isso acontece por conta do efeito das tintas, descolorantes e produtos de alisamento capilar aplicados nas madeixas.

Os processos químicos com formol são um risco ainda maior para a saúde do cabelo, principalmente quando aplicados com uma técnica inadequada.

Pensando nisso, a nossa dica é que você evite fazer luzes ou progressiva em períodos inferiores a 3 meses. O contato com a química em um tempo curto, como esse, pode prejudicar o ciclo de reconstrução e reparação das madeixas.

3. Utilize finalizadores com proteção térmica

O calor é um dos principais agentes externos que influenciam diretamente na estrutura do cabelo — seja ele causado pelos aparelhos térmicos, como a chapinha e secador, ou pelos raios solares. Por esse motivo, o uso de produtos capilares com proteção térmica se faz tão necessário quanto o protetor solar.

Para a sua sorte, atualmente, graças a ajuda de pesquisas direcionadas, as grandes marcas de finalizadores capilares reconhecem a necessidade de oferecer formulações que protejam as madeixas do calor.

Leave-in Protetor Térmico Wella Professionals Ultimate Repair 140 ml

R$ 187,00

Compre

Então, amiga, não tem desculpas! No site da AMOBELEZA, por exemplo, existe uma cartela de opções de protetores térmicos, para fios cacheados, lisos ou ondulados. Pode acreditar, esse é um investimento necessário para recuperar a saúde de seus fios.

mulher usa finalizador no cabelo em frente a uma câmera

4. Invista em produtos com queratina e aminoácidos

Já que falamos sobre produtinhos que você deve investir, não podemos deixar de falar sobre os tratamentos capilares que possuem queratina e aminoácidos presentes em suas formulações.

Os shampoos, condicionadores e, principalmente, máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos potencializam a reestruturação dos cabelos quebradiços, proporcionando mais força e elasticidades para os fios.

5. Lave o cabelo de maneira adequada

A lavagem é um dos principais processos no tratamento dos cabelos quebradiços. Isso porque, ela não só realiza a limpeza da raiz capilar, mas também hidrata e protege o couro cabeludo.

Vale dizer que ela pode influenciar na recuperação dos fios tanto de maneira positiva quanto negativa. Afinal, quando feita de maneira indevida, pode retirar toda a proteção natural em volta das madeixas. Nada legal, não acha?

A maneira mais indicada para lavar os fios danificados é com movimentos circulares, realizados de maneira delicada para não causar atritos na raiz. Ah, e mais uma coisinha: a água deve estar em temperatura ambiente, para evitar danos ao couro cabeludo.

Esse processo feito corretamente não só recupera os cabelos machucados, mas também auxilia no crescimento de madeixas saudáveis.

mulher enxágua o cabelo usando uma ducha

Como evitar os temidos fios quebradiços?

Bom, não existe maneira melhor para tratar os cabelos quebradiços a não ser evitá-los. Afinal, nada melhor do que estar com cabelos macios, brilhosos e bem vistosos, você concorda? Por esse motivo, preparamos algumas dicas básicas, que evitarão que seus fios sofram.

Para evitar que seus cabelos fiquem quebradiços, você precisa realizar alguns processos de maneira repentina. São eles:

  • Penteie o cabelo de baixo para cima. O processo contrário pode causar mais nós nas madeixas, consequentemente, gerando mais atrito para os fios;
  • Use pentes e escovas com cerdas naturais — uma dica de amiga: as tangle teezer são perfeitas para isso!;
  • Evite torcer o cabelo com a toalha de banho;
  • Caso tenha o costume, evite ficar enrolando o cabelo na ponta do dedo ou caneta;
  • Não prenda o cabelo molhado;
  • Prefira secar as madeixas naturalmente, pois o calor do secador pode prejudicar os fios.

Deu para perceber, não é? A melhor forma para evitar os cabelos quebradiços é adotar hábitos que, não só, preservam a saúde do cabelo, mas também elevam a aparência dos fios. Fácil, não acha?

O que deixa os cabelos quebradiços?

A principal responsável por deixar os cabelos quebradiços é a agressão externa causada pela poluição do meio ambiente, exposição excessiva e sem proteção ao sol. Além dos danos causados pelos aparelhos térmicos como a chapinha, o babyliss e o secador.

É justamente por esse motivo, amiga, que é importante aplicar as dicas que citamos acima. Elas foram pensadas para evitar e proteger os danos causados por esses fatores externos ao organismo.

Contudo, existem cabelos que realmente são mais sensíveis, e precisam de cuidados especializados. Nesses casos, o interessante é que você consulte um profissional especializado para realizar um tratamento apropriado.

Qual a diferença entre cabelos quebradiços e queda capilar?

A queda capilar acontece quando o bulbo do cabelo — aquela parte branca, mais próxima à raiz — se desgruda naturalmente do couro cabeludo, gerando, literalmente, uma queda. Já a quebra do cabelo ocorre quando apenas parte do fio se rompe da raiz, mantendo o bulbo no mesmo lugar.

Reconhecer esse tipo de diferença é importante para entender qual tratamento realizar com as madeixas. Afinal, embora pareçam parecidos, ambos os processos acontecem por motivos diversos e exigem tratamentos específicos.

Uma forma de evitar tanto os cabelos quebradiços quanto a queda capilar é cuidar do cabelo durante o verão, período onde as madeixas tendem a ficar mais sensíveis. Continue em nosso blog e saiba como!

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário