Fazer uma maquiagem para pele preta é essencial para várias ocasiões. Felizmente, está havendo uma mudança no mercado de maquiagens, e tons de pele preta estão sendo melhores desenvolvidos pelas marcas, inclusive no mercado nacional.
Agora eles produzem uma gama maior de produtos, que não deixam a make com aquele aspecto acinzentado.
Ou seja, o primeiro passo para make de pele preta perfeita, é ter os produtos de maquiagem ideais. Entre eles, os mais importantes são as bases e os corretivos, que serão os responsáveis por deixar seu rosto com o destaque e as cores corretas.
E então, quer sentir o empoderamento que é ter uma produção feita para você? Então, acompanhe as nossas dicas e, ao fim do post, você terá um bônus: dicas de produtos e onde comprar. Confira! ?
Como fazer uma boa maquiagem na pele preta?
O principal para fazer uma maquiagem em pele preta — seja ela simples ou elaborada — é ter base e corretivos no tom e subtom do seu rosto. A partir disso, você pode seguir a ordem padrão para a make: limpeza, base, corretivo, iluminador de blush.
Acompanhe o nosso passo a passo:
1. Comece pela limpeza da pele
O primeiro passo para começar a fazer a sua make simples e bonita para pele preta — e qualquer outra tonalidade — é começar com os cuidados da pele. Então, pegue o seu sabonete facial e lave o rosto.
Nossa dica aqui é: esfregue por pelo menos 60 segundos e seque apenas apertando a toalha, sem arrastá-la.
Depois, passe um hidratante e, quando secar, o protetor solar facial. Deixe os produtos secarem bem antes de passar a base, OK?
2. Aplique a base no tom correto
Preparar a pele é fundamental para aquela make incrível. Afinal, isso afetará todo o resultado final. Muitas bases tem um fundo que fica acinzentado na pele preta — e não é isso que queremos.
O importante aqui é você escolher um produto que se encaixe corretamente no tom e subtom da sua pele. Ele pode ser: frio, quente ou oliva. Cada pessoa tem um e não há como dar dica melhor do que: experimente e veja qual se adapta a você.
Em alguns casos pode ser necessário misturar duas bases para chegar na cor correta.
Para te ajudar com isso, veja nosso post que ensina a escolher a base da maneira correta. Lá a gente dá aquelas diquinhas de amiga pra você acertar na hora de comprar a sua. ?
3. Passe o corretivo
Em geral, o corretivo deve ir depois que o rosto estiver coberto pela base. Assim, ele dá o acabamento que você deseja. Isto é, pode disfarçar uma parte e/ou destacar outras. Contudo, essa ordem pode variar conforme a técnica aplicada.
Para saber em detalhes como fazer isso, veja o nosso conteúdo que explica como usar corretivo da forma certa!
Quanto ao tom, as mesmas dicas da base também valem aqui: experimente e, se for o caso, misture duas tonalidades para chegar na cor certa da sua pele.
4. Destaque os detalhes com o iluminador
As dicas desta parte valem para iluminador e contorno, tá?
A ideia desse produtinho é realçar a make e, claro, iluminar ou disfarçar um ponto do rosto. Se feito da maneira correta, ele pode afinar traços, marcar outros e criar ilusões de ótica que mudam muito o rosto de alguém. Como aqueles vídeos que a pessoa sem maquiagem é completamente diferente, sabe?
Então, escolha as regiões que deseja destacar e passe dando batidinhas para a pele ir absorvendo. Se quiser, use um pincel pequeno — a precisão é maior ?.
Em todo caso, espalhe até que não tenha nenhuma linha dura separando a área que o produto foi aplicado.
5. Finalize com o blush
Se você chegou até aqui, parabéns! Sua make está no caminho certo!
Agora é hora de aplicar o blush, o batom, a sombra e fazer um delineado, se quiser.
Esse produto é usado para deixar a pele com um aspecto mais natural e saudável. Para isso, prefira tons dourados e terracota. O ideal é que eles sejam aplicados nas maçãs do rosto e sejam esfumados com um pincel largo no sentido do nariz para as orelhas.
Dica extra: dê os detalhes com sombra e delineador
Se você quer uma make para noite e/ou mais elaborada, a sombra e o delineador não podem ficar de fora. Quem manda aqui é a sua criatividade. Aposte em brilhos, esfumados, delineador gatinho… Quem manda é você!
Ah, só lembre de tirar a maquiagem com um cleansing oil e aproveitar seus benefícios. ?
Quais os produtos de maquiagem para pele preta?
Os produtos de maquiagem para pele preta retinta ou não precisam ser aqueles que se adaptam às particularidades de cada tonalidade de pele. Veja alguns deles:
- Base: Base líquida natural Cover Up Mari Maria
- Corretivo: Corretivo líquido mate Payot Boca Rosa Beauty
- Iluminador: Iluminador pó compacto Bruna Tavares
- Blush: Blush cremoso natural Eudora Niina Secrets
Esses produtos têm várias tonalidades diferentes. Ou seja, você tem tudo que precisa para escolher o tom correto da sua pele.
Ah, lembre que você precisa de um protetor solar para sua pele, também!
Qual a melhor maquiagem para pele preta?
Em geral, tons quentes, de terracota, cobre e café são os mais indicados para a pele preta. Quem não é retinta, deve experimentar as diferentes cores para ter a certeza de que o fundo não ficará acinzentado.
Ah, lembre que você precisa limpar sua esponja de maquiagem corretamente. Assim, não haverá o risco de misturar tons de uma forma indesejada — além de ser muito mais higiênico, né?
Qual cor de batom combina com a pele preta?
Primeiramente, use as cores que se sinta bem. Se quiser algumas dicas, para pele preta retinta, o que mais combina são tons marrons rosados, alaranjados, vermelho aberto ou fechado, bordô, vinho etc. Já outros tons de pele preta podem usar cores como pêssego, café com leite, coral, rosa etc.
A regra geral para fazer uma maquiagem para pele preta é usar aquilo que te faça bem e combine com você. Não se prenda a padrões estéticos que não consideram outros tipos de corpos.
Independente da sua rotina de make, é muito importante manter a saúde da pele sempre em dia. Por isso, veja nossas dicas de cuidados com a pele no inverno!
Boa make e até a próxima! Tchau! ?