Quando o assunto são os cuidados com o cabelo, não existe uma fórmula secreta para todos os tipos de fios. Afinal, cada um deles apresenta características específicas, exigindo tratamentos adaptados conforme às suas necessidades.
Entretanto existem alguns pontos de atenção que precisam ser considerados ao cuidar de qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado ou cacheado.
Spoiler: são sobre esses cuidados que vamos falar neste post! Continue a sua leitura e siga o fio!
1. Escolha o shampoo e o condicionador adequado para a sua raiz
A escolha do shampoo e do condicionador é essencial para garantir que a lavagem das suas madeixas seja feita corretamente. Utilizar um produto inadequado para o seu tipo de raiz pode trazer efeitos nada legais para o cabelo, como:
- Oleosidade;
- Ressecamento;
- Pontas duplas;
- Surgimento de caspas;
- Queda capilar.
Para evitar problemas como esses, o mais indicado é que você invista em shampoos de marcas profissionais, que entregam o resultado de salão de beleza dentro de casa.
Além do mais, atente-se com a linha de tratamentos que você optar investir. Atualmente, as fabricantes de produtos capilares apresentam formulações próprias para cada necessidade do cabelo: hidratação, nutrição, restauração e por aí vai.
2. NÃO lave o cabelo em água quente
A gente entende que esse é um hábito muito comum, principalmente durante o inverno. Porém, chegou o momento de dizer adeus à água quente durante a higienização dos fios!
A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que a água em uma temperatura mais alta é inimiga do cabelo. Uma dermatologista membro da organização explica:
“A água quente estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo […] podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia”.
Bom, essa situação não é nada legal de enfrentar.
Então, sempre que for lavar — ou, até mesmo, molhar — o seu cabelo, opte pela água morna ou gelada. As temperaturas mais baixas conservam a selagem da cutícula capilar e não desidratam a parte externa dos fios.
3. Seque o cabelo corretamente
Muitos se enganam ao pensar que o secador danifica o cabelo se usado diariamente. Isso é um mito! A verdade é que ele só machuca os fios se for utilizado de maneira indevida. De modo geral, é o excesso de calor que prejudica o cabelo, e não o aparelho em si.
Justamente por esse motivo, é necessário aplicar um protetor térmico SEMPRE que for secar o cabelo ou passar chapinha/babyliss.
4. Proteja os fios dos raios UV
Ah, e os protetores térmicos não são importantes apenas antes de secar o cabelo. Além de proteger os fios do calor dos aparelhos elétricos, esses produtos apresentam proteção com fator FPS: responsável por evitar que os raios UV agridam as madeixas durante o dia.
O recomendado é que você aplique o protetor térmico toda vez que sair de casa (exceto durante a noite, onde não há mais sinal do sol). E isso também vale para os dias nublados. Afinal, mesmo que o céu não esteja ensolarado, os raios UV ainda estão presentes na atmosfera.
5. Evite aplicar produtos capilares em excesso
Atenção: os produtos capilares devem ser aplicados na quantidade ideal para o seu cabelo. Por mais que pareça uma boa opção aplicar cremes e finalizadores em excesso, ao invés de ajudar, eles podem prejudicar a aparência do seu penteado.
Para identificar a quantidade de creme que o comprimento dos seus fios precisa, é necessário avaliar o corte do cabelo (curto, médio ou longo) e o volume dos seus fios. Cabelos mais longos e volumosos, tendem a precisar de uma quantidade maior de produto.
Além disso, é relevante considerar a densidade do produto. Alguns cremes, por exemplo, são super densos e uma única aplicação rende para todo o cabelo.
6. Corte o cabelo frequentemente
Calma, essa dica não vai te impedir de ter um cabelo longo dos sonhos. Muito pelo contrário, esse cuidado irá garantir que os seus fios cresçam saudáveis, sem pontas duplas e mais fortes.
Nesse caso, cortar o cabelo não precisa representar uma mudança de visual, mas uma poda de fios fracos que atrapalham o desenvolvimento dos demais. Para isso, vale optar pelo corte bordado: conhecido por retirar apenas os fios repicados e rebeldes.
Com essa técnica, você não influenciará no tamanho do seu cabelo, e ainda dará um glow up para o penteado.
7. Evite procedimentos químicos um próximo do outro
Os procedimentos químicos englobam todas as alterações que você faz no cabelo com a ajuda de produtos específicos, como coloração, progressiva, cauterização, luzes etc. Não dá para falar que é proibido fazer esses processos nas madeixas. Afinal, eles estão aí para aumentar a autoestima de mulheres que gostam de inovar no visual.
Porém existe uma forma de cuidar do cabelo e evitar que os procedimentos danifiquem as madeixas, deixando os fios quebradiços após a química.
Para isso, o mais indicado é que você não aplique dois procedimentos químicos seguidos um do outro. As luzes e as progressivas são um exemplo, elas precisam ser feitas com, ao menos, uma semana de diferença.
Dessa forma, a cutícula capilar consegue se recuperar de um processo antes de receber novos produtos químicos.
Dica extra: cuide da sua saúde e alimentação
Não poderíamos falar sobre cuidados com o cabelo sem deixar de falar sobre uma alimentação balanceada. O consumo de vitaminas (A, B, C e E) e de alimentos ricos em nutrientes benéficos para o cabelo são essenciais para os fios crescerem de forma natural e saudável.
Bom, com essas dicas, fica bem mais simples de cuidar dos cabelos. Mas não se engane, porque as coisas não param por aqui! Agora que você já conhece os cuidados gerais, é preciso montar um cronograma capilar específico para os seus fios.
Continue acompanhando o blog da AMOBELEZA e aproveite outras dicas de beleza e autoestima.
Beijinho!😘