Conhecer bem o seu tipo de pele é o primeiro passo para montar uma rotina de skincare assertiva e investir em produtos de cuidados pessoais adequados. Justamente por esse motivo, a AMOBELEZA preparou um guia que explica a diferença entre cada um dos tipos.
Fazer essa identificação não é algo muito complicado, você só precisa entender como a sua pele se comporta durante o dia a dia. Mas fique tranquila, porque vamos explicar tudo isso neste conteúdo. Acompanhe!
Afinal, quais são os tipos de pele?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divide os tipos de pele em: normal, seca, oleosa e mista. Mas é claro que, para saber em qual desses tipos você se encaixa, é preciso entender a característica de cada um deles. Olha só:
Características para identificar uma pele normal
A palavra “normal” é apenas um termo utilizado para se referir a uma pele saudável. Em alguns casos, você pode ouvir falar em pele eudérmica: esse é o termo científico utilizado pelos dermatologistas profissionais. Em poucas palavras, esse tipo de pele não é nem oleoso e nem seco, ele é equilibrado.
Características da pele normal: |
Textura lisa e aveludada |
Poros finos |
Sem problemas de sensibilidade |
Poros fechados |
Com esse tipo de pele, não há nenhum sinal fora do comum, tudo o que você precisa fazer para cuidar dela é manter uma rotina de skincare tradicional, com as etapas de limpeza, tonificação e hidratação. 😉
Características para identificar uma pele seca
Dentro da pele seca, existe outra subdivisão que separa os tecidos “pouco” secos e os extremamente secos. Normalmente, os casos mais comuns — e também mais fáceis de lidar — são aqueles em que determinadas regiões do rosto apresentam uma textura áspera e coloração opaca (essas são as peles “pouco” secas ou ressecadas).
Em casos extremos, o tecido celular tende a ficar com uma textura ainda mais áspera, possíveis aparições de manchas escuras e, em algumas situações, ele começa a descascar por conta do ressecamento.
Justamente por esses motivos, os cuidados para pele seca devem focar, principalmente, na hidratação. Ela deve acontecer logo após o banho e sempre que o rosto for higienizado. Ah, e além da hidratação, o uso do protetor solar é imprescindível (assim como em qualquer outro tipo de pele).
Características para identificar uma pele oleosa
A pele oleosa é aquela que produz uma alta quantidade de “sebo”. De maneira geral, ela pode ser identificada pelo brilho em excesso e pelos poros dilatados — o que, aliás, influencia no aparecimento das acnes.
Por conta das suas características, os cuidados com a pele oleosa devem ser feitos com produtos de skincare próprios para controlar a oleosidade, com formulações que ajudam a deixar o tecido celular equilibrado novamente. O uso de sabonetes líquidos com limpeza profunda, séruns faciais com acabamento seco e demaquilantes são alguns dos itens que não podem faltar na sua rotina.
Características para identificar uma pele mista
Antes de entender a pele mista, precisamos te apresentar a zona T: ela refere-se à região entre a testa, o nariz e a boca (formando um T no rosto).
Enfim… agora vamos ao que interessa. ⬇
A pele mista possui características parecidas com as da pele oleosa e com as da pele seca. Na região da zona T, ela tende a ser mais oleosa do que o comum, enquanto nas bochechas e nas demais partes do rosto ela apresenta sinais semelhantes aos de uma pele seca. Resumindo: ela é oleosa na parte central da face e seca em suas extremidades.
Aqui, os cuidados devem ser direcionados para equilibrar o pH da pele e podem ser feitos com produtos que levam vitamina C e outros ativos em sua formulação.
Entenda os diferentes estados da pele: sensível, madura e acneica
Além dos tipos de pele, existem alguns estados que os tipos podem ser encontrados. Eles variam conforme a idade, o organismo e outros fatores internos e externos do corpo. Por esse motivo, é fundamental que você conheça, pelo menos, os principais deles:
Pele sensível
A pele sensível costuma apresentar sinais de irritação e, até mesmo, de queimação no rosto. Além disso, ela pode ficar com manchas avermelhadas e causar coceira em regiões mais fragilizadas — nada agradável.
Pele madura
A pele madura surge apenas com as mudanças fisiológicas e hormonais do corpo. Isso acontece devido à baixa produção de colágeno e elastina no organismo, que normalmente ocorre conforme a idade da pessoa muda. As alterações acontecem em diferentes aspectos, como na textura e na elasticidade do rosto. Não à toa, até as técnicas de maquiagem mudam quando a pele fica madura.
Pele acneica
A pele acneica é bem delicada de lidar e, em alguns casos, deve ser tratada por um dermatologista. As suas glândulas sebáceas acabam liberando um volume de gordura maior do que o normal, o que faz com que espinhas, cravos e cistos apareçam em excesso.
A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano e entendê-la por completo é algo que leva muito tempo. Este conteúdo é apenas um guia para ajudar a identificar o seu tipo de pele e mostrar a melhor maneira de cuidar dela. Esperamos que ele tenha te auxiliado nessa missão.
Agora que você já deu um primeiro passo para cuidar da sua pele, continue acompanhando o blog da AMOBELEZA e confira outros posts úteis como este. Aproveite e descubra como diminuir as olheiras com dicas fáceis de colocar em prática.
Até mais!