Protetor solar antes ou depois do hidratante? Qual é o momento ideal para passar o sérum? Se a ordem do skincare ainda é motivo de dúvida para você, fica aqui que nós te ensinamos a cuidar da sua pele do jeito certo.
Neste post, você confere as etapas de aplicação dos seus produtos favoritos e aprende a montar de vez a sua rotina de skincare. Vamos lá?
1. Demaquilante
Antes de mais nada, chegou em casa depois do trabalho ou daquela festa à noite, corre para tirar a make! O acúmulo de maquiagem, resíduos de produtos e outras impurezas obstrui os seus poros e facilita o aparecimento de acne.
Por isso, o primeiro item da ordem do skincare é o demaquilante, especialmente para a rotina noturna, que é quando a pele precisa de cuidados extras para se recuperar após um longo dia.
2. Limpeza
A limpeza é um dos passos básicos de um bom skincare. O motivo é simples: higienizar a pele garante que nenhum resto de maquiagem ou sujeira atrapalhe a absorção de outros cosméticos, como hidratantes e óleos.
Nessa etapa, é super importante utilizar o sabonete ou gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele. Se ela é mais oleosa, tenha cuidado com o efeito rebote e escolha produtos não comedogênicos. Por outro lado, em caso de ressecamento, aposte em uma limpeza mais leve e com propriedades hidratantes.
3. Tônico, água micelar ou esfoliante
Quer deixar o seu rosto ainda mais limpo? Adicione um tônico ou água micelar à sua rotina. Essas duas soluções retiram os resíduos que o sabonete não conseguiu remover, purificando a pele mais profundamente.
Dessa forma, prefira a água micelar se sua pele for sensível ou seca, por ser mais suave e não conter álcool na composição. Apenas use o tônico para controlar a oleosidade e equilibrar o PH, em caso de pele oleosa ou mista. Por último, não podíamos deixar de falar sobre o esfoliante, não é mesmo?
Afinal, ele remove as células mortas do rosto e deixa aquele aspecto lisinho e viçoso que todas nós amamos. Seguindo a ordem do skincare, este passo vem antes do tônico e da água micelar.
Porém, tenha cautela! Utilize o seu esfoliante, no máximo, duas vezes por semana. Eventuais exageros podem sensibilizar e agredir a barreira natural da derme. E lembre-se: consulte o seu dermatologista, pois a Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que tipos de pele diferentes exigem cuidados específicos.
4. Tratamento
Com a limpeza pronta, inicie o tratamento com aquela máscara detox ou um creminho que deixa o seu rosto super iluminado. Em outras palavras, pode usar os seus produtos favoritos sem medo! A nossa dica é: comece pelos dermocosméticos mais fininhos e finalize com os mais espessos.
5. Séruns
Os séruns já ganharam espaço no coração e na rotina de muitas amantes de skincare. E não é à toa, já que novidades surgem a todo momento — sejam elas para reduzir manchas, oleosidade, rugas e muito mais.
Sendo assim, verifique os ativos que compõem a fórmula de cada produto e escolha o melhor sérum para o que a sua pele necessita.
Por exemplo, se você procura ação antioxidante e efeito clareador, vale a pena conhecer os benefícios da vitamina C, substância que muitos dermatologistas recomendam para essas demandas em especial.
6. Hidratação
Depois da limpeza, a hidratação é o outro passo básico de um skincare para ninguém colocar defeito. Não importa se a sua pele é oleosa, mista, seca ou normal — hidratá-la com frequência deve ser um hábito diário. Mas para conseguir melhores resultados, analise bem a textura do produto, combinado?
A princípio, hidratantes em gel ou em sérum são mais indicados para peles oleosas e mistas, enquanto peles ressecadas se adaptam melhor aos cremes. Por fim, para uma hidratação mais eficaz, não há segredo: beba bastante água e tenha uma alimentação balanceada.
7. Cuidado com a região dos olhos e lábios
Cuidar da região dos olhos é fundamental para combater o ressecamento, olheiras e linhas de expressão. Essa área é muito sensível e exige uma atenção especial para evitar irritações. Para isso, ativos como o ácido hialurônico e a vitamina C são excelentes soluções.
E com a pele dos lábios não é diferente: ela é bastante delicada e vulnerável a rachaduras. Afinal, quem nunca precisou lidar com aquelas pelinhas soltas na boca? Se você já sofreu ou ainda sofre com lábios secos, o lip balm é um item que não pode faltar no seu kit de skincare.
8. Óleos
Os óleos são aquele toque a mais na sua rotina de autocuidado. A utilização desse tipo de produto é a última etapa antes do protetor solar. Uma vez aplicados na pele, eles têm poderes nutritivos que, com doses moderadas, dão um aspecto super radiante e saudável para o seu rosto.
Por falar nisso, quer saber mais sobre os benefícios desse produto para o nosso corpo? Veja tudo sobre o óleo de baobá e entenda o porquê ele deve estar na sua rotina de autocuidado!
9. Protetor solar
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que a falta de proteção contra raios solares é uma das principais causas de envelhecimento precoce, lesões e até câncer de pele. Então fica o alerta: sempre aplique filtro solar!
A proteção solar não só entra na lista de etapas básicas de skincare, como também é o passo mais importante para a sua saúde. Além disso, entre todos os produtos, ele deve ser o último na ordem do skincare diário. Em resumo, as práticas recomendadas por especialistas são:
- Passe o protetor todos os dias
- Espere 30 minutos antes de se expor ao sol
- Reaplique-o a cada 3 horas.
Para mais detalhes sobre o seu caso, não esqueça de consultar um dermatologista e descobrir o tipo de protetor solar certo para você.
E aí, conseguiu seguir a ordem certinha do skincare? No blog da Amobeleza, você encontra mais conteúdos sobre beleza e autocuidado. Recomendamos que veja as dicas de cuidados com a pele no verão para saber como se proteger durante a estação mais quente (e divertida) do ano!