No verão, a praia vira o quintal de muita gente. É o período em que podemos aproveitar as férias para pegar um bronze, curtir alguns diazinhos fazendo nada, aprender a surfar, jogar vôlei de praia e muito mais.
Em meio a essa fuga merecida da rotina, podemos até esquecer de fazer o skincare todos os dias. Quem nunca, né? ?♀️
Se você também não conseguiu lembrar de passar hidratante, protetor solar, tônicos etc. todos os dias, provavelmente está com a pele do rosto e/ou corpo descamando. Na verdade, mesmo quem não sai de casa sem seus produtinhos pode acabar passando por isso depois de vários dias de sol forte.
Seja qual for o seu caso, estamos aqui para te ajudar. Continue lendo e veja como tratar a descamação da pele pós-sol!
Por que a pele descasca depois de tomar sol?
Para começar, você sabe por que a nossa pele descasca quando tomamos muito sol? Bom, a Fundação de Câncer de Pele explica que as defesas do nosso corpo ficam sobrecarregadas com muita exposição à luz ultravioleta, fazendo com que a nossa pele entre em um processo inflamatório.
Esse dano à derme motiva o início de um processo de renovação celular na camada mais superficial da pele, levando-a a descamar. Sem contar que o calor excessivo (que resseca a pele e nos faz perder água) também acentua essa descamação.
O processo é bem parecido ao que acontece quando nos queimamos no fogo, mas as lesões são menores. Ou seja, é algo bem prejudicial, então devemos levar os cuidados com a pele no verão a sério.
Como tratar a pele descamando pós-sol?
Vamos te mostrar alguns truques para cuidar da sua pele quando ela está descascando E evitar que ela piore. Assim, você garante uma pele novinha em folha novamente. Confira!
1. Hidrate a sua pele e corpo
Isso inclui beber muita água e passar cremes hidratantes à vontade. A água tem propriedades hidratantes e regenerativas — ao ingerir ao menos dois litros todos os dias, você está garantindo que o seu corpo consiga se recuperar completamente e até previne que a descamação surja novamente.
Já os cremes hidratantes têm a função de ajudar a remediar as principais características de uma pele já ressecada: sensibilidade, aspereza e coceira. O ideal é optar por hidratantes sem álcool, que são menos agressivos. Além disso, passar o creme geladinho pode proporcionar bastante alívio.
Se a queimadura solar estiver muito forte, recomendamos consultar um dermatologista — o especialista pode receitar o uso de pomadas analgésicas e calmantes que amenizam a dor e favorecem o tratamento das lesões.
Para quem tem a pele oleosa, sabemos que há um cuidado extra na hora de escolher o hidratante facial, motivado pelo medo do produto ficar pesado demais no rosto ou até causar acne. Entretanto, fique tranquila: há várias fórmulas oil free no mercado que não causarão esses problemas.
2. Não puxe as casquinhas/pelinhas
É tentador, mas todo médico vai te dizer para não fazer isso! Puxar as casquinhas ou “pelinhas” machuca regiões que já estão ultra sensíveis, além de expor a pele ao contágio de infecções e doenças. Ah, manchas e marcas permanentes podem surgir a partir da remoção de casquinhas…
Quanto antes parar de cutucar a pele, mais rápida promete ser a recuperação! Respeite a cicatrização do seu corpo. ?
Outro ponto que os dermatologistas da Fundação de Câncer de Pele alertam é que não é uma boa ideia esfoliar a pele. “Em vez disso, permita que ela se solte do seu corpo por conta própria. A descamação geralmente para quando a queimadura cicatriza — cerca de sete dias para queimaduras leves a moderadas.”, diz Dr. Curcio.
3. Passe protetor solar todos os dias
Sabia que a exposição ao sol sem a proteção adequada pode gerar consequências irreversíveis? Felizmente, podemos evitar o surgimento de manchas, descamação profunda e até câncer de pele aplicando protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior todos os dias.
É, não é muito agradável passar vários produtos na pele quando ela está bem queimada e sensível, mas, especialmente nessas condições, o protetor solar é indispensável.
Obs.: para reduzir a quantidade de aplicações em seu rosto enquanto ele está descamando, você pode gostar de usar um BB cream, que é tipo uma base mais leve que pode conter uma boa proteção solar, unindo duas etapas do skincare em uma só.
Apenas lembre-se de reaplicar o produto (seja ele o protetor solar em si, BB cream com fator de proteção ou até pó solto facial com proteção UVA) a cada 2 horas ou a cada mergulho na piscina ou mar.
Veja também: Melhor protetor solar para pele oleosa: lista atualizada
4. Passe o tempo de recuperação longe do sol forte
Como a região que está descamando é naturalmente mais fina e sensível, é recomendado evitar a superexposição ao sol, especialmente em horários em que a temperatura e os raios solares estão mais acentuados: entre às 10 e às 16.
Uma queimadura leve/moderada costuma cicatrizar em torno de sete dias, então será somente uma semana longe de toda a curtição.
Aproveite esse tempo de molho e invista nos cuidados de verão para o cabelo! As madeixas também podem ficar bem prejudicadas com a exposição solar excessiva.
5. Evite banhos demorados com água quente
No mesmo sentido da dica anterior, esta vem para prevenir mais danos à pele sensível pós-sol. A água muito quente remove a proteção natural da pele, potencializando a sua descamação.
Por sua vez, a água morna ou fria colabora com a firmeza e hidratação da pele, então é perfeita para esse momento de recuperação.
Ah, lembra que os esfoliantes são ruins para peles que estão descamando? Então, as buchas de banho também provocam uma esfoliação, então é melhor evitá-las. Esse toque vem da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, não é exagero não!
Outra coisa em comum entre o sol forte e os banhos quentes demorados é o seu impacto negativo no nosso cabelo. Para manter a saúde dos seus fios durante o banho, veja as diferentes formas de usar óleo capilar, o produto queridinho do haircare.
6. Aposte numa boa rotina de skincare
Quando ficamos doentes, além de tratar a condição, focamos ao máximo em fortalecer a nossa saúde. Isso ajuda não só a combater o problema, mas também a fortalecer o nosso organismo e evitar novas doenças.
Com queimaduras solares/descamação da pele é a mesma coisa. Invista pesado na sua rotina de skincare! Sabonetes faciais, hidratantes, séruns, vitaminas etc. são os seus novos melhores amigos. ?
E se ainda não tem todos esses produtinhos, acesse a Amobeleza: disponibilizamos as melhores marcas de dermocosméticos para você!
7. Não escape dos cuidados nos próximos verões
Os cuidados que mencionamos têm tudo a ver com a reparação de danos já causados, mas também com a sua prevenção. Queimaduras são prejudiciais à saúde e, a longo prazo, podem trazer sérias consequências.
Por isso, nas próximas vezes que tiver contato com o sol, não deixe de aplicar todas as instruções deste texto! Para resumir:
- Hidrate a sua pele e corpo;
- Não puxe as casquinhas/pelinhas;
- Aplique protetor solar;
- Passe o tempo de recuperação longe do sol forte;
- Evite banhos demorados com água quente;
- Aposte numa boa rotina de skincare;
- Não escape dos cuidados nos próximos verões.
Para finalizar o post, gostaríamos de ressaltar que uma consulta com um dermatologista é sempre bem-vinda em casos de descamação com a pele, pois essa condição pode ter outras causas além de queimaduras solares.
Dermatite seborreica, pele seca, uso incorreto/excessivo de sabonete, alergia à composição de algum produto e o hábito de tomar banhos quentes são alguns dos fatores que podem estar envolvidos.
Curtiu a leitura? Deixe o seu feedback para nós nos comentários abaixo! E que tal conferir mais alguns conteúdos superlegais do nosso blog? Temos um post com várias inspirações de cabelos com luzes, uma tendência que é a cara do verão. Confira!