Seja em fios úmidos ou secos, o óleo é recomendado para diferentes tipos de hidratação e efeito. Conheça acessando este blog as principais formas!
Mais do que dar brilho, o óleo capilar pode ser usado de formas diferentes. Ele oferece outros benefícios como hidratação, nutrição, maciez e ainda recupera os fios ressecados. O tratamento com óleos passou a ser uma etapa bastante versátil na rotina de hair care, sendo um poderoso aliado de todos os tipos de fios.
Confira aqui o passo a passo e dicas de como trazer os óleos vegetais para a sua rotina capilar.
Como usar óleo no cabelo?
Muitos são os benefícios que o óleo para cabelo garante, além de maciez e brilho instantâneo. Mas o sucesso do óleo capilar, também depende da aplicação. A técnica apropriada, mensuração e tempo fazem toda a diferença para um resultado perfeito.
Use no pré-poo
O pré-poo nada mais é do que uma preparação dos fios antes da lavagem com o shampoo. O óleo de cabelo é um aliado incrível nessa etapa, pois ele melhora o ressecamento dos cabelos e equilibra o excesso de sebo produzido.
Basta aplicar o óleo escolhido no comprimento e ponta dos fios, massageando todo o cabelo até que ele esteja totalmente coberto pelo produto. Aguarde 20 minutos e siga normalmente com a lavagem dos fios.
Use junto com a máscara hidratante
Com alto poder de absorção e hidratação, os óleos ajudam a manter o cabelo mais bonito e hidratado e dão um UP em qualquer tratamento capilar. Você pode usar o óleo de cabelo junto com sua máscara de tratamento, uma vez por semana.
Basta colocar um pump do óleo na quantidade exata que você for usar de máscara, para potencializar o tratamento, deixando-o mais nutritivo e saudável. Deixe agir pelo tempo determinado do produto e enxágue bem, para um brilho intenso e nutrição sem pesar.
Use junto com o leave-in e protetor térmico
Em alguns casos, os óleos podem ser incluídos na sua rotina capilar, usando com leave-in e finalizador. Basta aplicar um pump no comprimento e nas pontas dos fios, e massagear para que o produto seja melhor absorvido.
Vale ressaltar que ao utilizar óleo com ferramentas de calor, é importante que seja com um protetor térmico. Com esse acabamento finalizador, os óleos controlam o frizz, definem a sua forma, aumentam o brilho e adicionam fragrância.
Como hidratar o cabelo com óleo?
O óleo de cabelo é mais tradicionalmente usado para finalizar o cabelo por conta do acabamento polido, sedoso e radiante que confere aos fios. O truque é distribuir o óleo igualmente em todos os fios, sem tocar a raiz.
A dica é que você comece devagar, com um pump na primeira vez, até você alcançar o resultado desejado. Importante também buscar por um óleo específico para o seu fio, para evitar que seu cabelo fique pesado.
No cabelo seco
A hidratação com óleos no cabelo seco, oferece um brilho extra e um melhor controle de frizz, além de proteção UV e proteção contra a poluição. Mais do que nutrição, o óleo pode promover a reparação dos fios. Fórmulas enriquecidas com ativos ricos em proteínas são responsáveis por restaurar a fibra danificada e devolver força aos fios.
No cabelo molhado
Aplicar o óleo em cabelos molhados ajuda no desembaraço dos fios, maciez ao toque e proteção contra o calor do secador. O que a fórmula vai fazer é criar uma camada ao redor dos fios que será absorvida para nutrir a estrutura e ainda reter os ativos em seu interior, prolongando a durabilidade do aspecto acetinado.
Quanto tempo deixar o óleo no cabelo?
Existem algumas formas de fazer um bom tratamento com óleo capilar, e para cada uma delas, há um tempo indicado.
Pré-shampoo
O óleo é aplicado da raiz até as pontas e você pode deixar agir por 20 minutos antes de lavar os cabelos como de costume. Pode ser feito até 3 vezes na semana nos mais ressecados e uma vez por semana nos mais oleosos.
Umectação quente
O óleo é aquecido por cerca de 30 segundos e aplicado na raiz, comprimento e pontas. Massageie o couro cabeludo e deixe agir por 40 minutos. A temperatura ajuda na abertura das cutículas e a fibra recebe mais nutrientes num menor espaço de tempo.
Umectação tradicional
O óleo é aplicado nos cabelos secos e você pode deixar agir por cerca de uma hora. Faça uma massagem capilar para que o couro cabeludo absorva os nutrientes. O resultado é um cabelo mais saudável, com brilho, livre de porosidade, ressecamento e frizz.
Umectação noturna
O óleo é aplicado mecha por mecha, massageando do comprimento até as pontas. Assim que acordar, você deve lavar os cabelos normalmente. Para que o óleo seja absorvido e aja profundamente, use um lenço ou tecido de algodão.
Principais óleos para cuidar dos fios
Um bom óleo capilar pode trazer muitos benefícios para os fios. Contudo, para obter o resultado desejado é importante saber escolher, já que cada tipo de óleo tem uma ação diferente e cada tipo de fio, uma necessidade.
1- Óleo de Argan
O óleo de argan é ótimo para ser usado em cabelos secos, quimicamente tratados e danificados pois ele é rico em vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos, que atuam na estrutura do fio de cabelo, nutrindo-os de forma eficaz e duradoura. Procure 100% argan ou 100% óleo de argan marroquino para obter os benefícios contra o frizz e ter brilho extremo.
2- Óleo de coco
Entre os óleos mais conhecidos que beneficiam muitos tipos de cabelo, o óleo de coco é um favorito porque realmente penetra os fios, reforçando e hidratando a partir de dentro. A hidratação com óleo de coco é muito recomendada na recuperação dos cabelos, pois o óleo tem uma poderosa ação nutritiva.
3- Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é indicado para hidratar e dar brilho ao cabelo seco e quebradiço. É rico em ácido oleico, um poderoso umectante que retém a água por mais tempo. Você pode usar o óleo de amêndoas depois de lavar o cabelo, aplicando umas gotinhas nas pontas dos fios para evitar que surjam pontas duplas.
4- Óleo de rícino
O óleo de rícino é rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais. É um óleo muito conhecido por tornar os cabelos mais belos, já que tem como propriedades nutrir os cabelos fracos, quebradiços, danificados e ressecados. Além disso, é ótimo para prevenir a queda de cabelo e diminuir a caspa.
5- Óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa, melhorando a aparência do couro cabeludo e acalmando também a coceira. Sua ação anti-inflamatória promove uma limpeza no couro cabeludo, desobstruindo os folículos. Para usufruir dos seus benefícios basta adicionar umas gotas ao shampoo regular e utilizar sempre que se lava o cabelo.
Na Amobeleza temos os melhores óleos capilares para deixar seus fios com muita leveza e naturalidade ao longo de todo o dia! Confira nossa seleção:
◇ Óleo Capilar Wella Professionals Oil Reflections
Versátil, esse óleo protege, nutre e deixa o cabelo macio e com efeito gloss. É mais nutritivo, sendo indicado para cabelos que precisam de uma carga maior de nutrientes. Pode ser usado como pré-shampoo, tratamento noturno, leave-in, proteção térmica e extra brilho.
◇ Óleo Capilar L’Oréal Professionnel Absolut Repair Gold Quinoa 10 in 1
Desenvolvido especialmente para cabelos danificados, promove um resultado de fios nutridos, brilhantes e leves. Um dos seus principais ingredientes cria um filme protetor que mantém as cutículas seladas, retendo as propriedades restauradoras dentro da fibra capilar.
◇ Óleo Capilar Kérastase Elixir Ultime L’Huile Originale
Oferece nutrição profunda, brilho radiante e proteção térmica até 230°. Enriquecido com Óleo de Marula sagrada e de Camélias Preciosas, reduz as pontas duplas e suaviza a fibra capilar para um controle duradouro do frizz.
◇ Óleo de Tratamento Multifunções Davines OI
Infundido com óleo de Urucum, atua na sua rotina diária, dando brilho aos fios e maciez extraordinária. Óleo de tratamento multifunções, proporciona suavidade e brilho, ação antifrizz, além de proteger a estrutura do cabelo sem pesar
◇ Óleo Capilar Braé Revival Gorgeous Shine
Hidrata, nutre, sela e fortalece as pontas ressecadas, promovendo brilho intenso, maciez e vitalidade aos fios. O uso regular do produto previne a formação de pontas duplas. Além disso, pode ser usado como complemento em máscaras de nutrição.
◇ Óleo Finalizador Redken Oil For All
Retém a umidade natural do fio de cabelo e pode ser usado como um protetor térmico. Ele possui fórmula leve que proporciona brilho instantâneo e efeito antifrizz. Além disso, ele suaviza os cabelos e reduz o tempo de secagem.
◇ Óleo Capilar Sebastian Professional Dark Oil
De rápida absorção, suaviza as cutículas capilares e facilita o penteado. Um óleo que une tratamento com finalização. Sua fórmula intensa, mas leve, protege dos raios UV, controla o frizz, promove brilho e aumenta a suavidade por até 48 horas.
◇ Óleo Capilar Cadiveu Essentials Quartzo Shine by Boca Rosa
Age como um guarda-chuva nos dias úmidos e chuvosos para controle do frizz, previne pontas duplas e o ressecamento. Não pesa, garante brilho intenso, possui fragrância doce na medida certa e traz sensorial quente e sensual.
Para ter um cabelo saudável, brilhante, forte e bonito é importante hidratá-lo e nutri-lo com frequência. Que tal conhecer outras formas rápidas e eficientes de deixar o cabelo lindo?
Confira nosso post e saiba o que é Pré-poo e quais são seus benefícios!