Cabelo opaco: causas, como evitar, o que usar e mais

 

O cabelo opaco ou sem brilho pode ser motivo de incômodo para muitas mulheres. Além de deixar os fios sem movimento e, muitas vezes, sem vida, a falta de brilho e o ressecamento podem afetar diretamente a saúde do couro cabeludo. O resultado disso é um toque áspero que incomoda, fios quebradiços e as temidas pontas duplas.

mão feminina segurando um tanto de cabelo com as pontas opacas

A opacidade dos fios pode surgir por vários motivos, os principais são o mau uso do secador, acúmulo de resíduos, muita exposição aos raios solares e pouca ingestão de água durante o dia.

Se o seu cabelo está opaco e você não sabe o que fazer. Preparamos um guia definitivo sobre o tema para você se informar e aprender técnicas para devolver o brilho e o volume que os seus fios merecem. Continue rolando a tela e confira e anote todas as nossas dicas!

Por que o cabelo perde o brilho?

A opacidade do fio pode ter várias causas, dentre elas:

  • Excesso de procedimentos químicos;
  • Lavar o cabelo com água muito quente;
  • Acúmulo de produtos no cabelo;
  • Excesso de exposição ao sol;
  • Falta de hidratação;
  • Uso de secadores, chapinhas e outros aparelhos de calor.

Algumas dessas causas podem ser potencializados durante o verão. Nessa época do ano nosso cabelo requer cuidados especiais e mais atenção.

O que fazer para evitar um cabelo opaco?

A principal dica para evitar o cabelo opaco é adotar produtos específicos que proporcionem mais brilho, volume e saúde para os fios. Quando o cabelo perde o brilho e fica opaco, pode ser um sinal de que está desidratado, danificado ou sem nutrientes adequados. Ignorar essa condição pode levar a problemas mais graves, como quebra, pontas duplas e queda de cabelo.

Confira as principais medidas que você precisa tomar para evitar esses problemas:

mulher com um cabelo cacheado limpo e saudável

1. Evite lavar o cabelo em água muito quente

O primeiro passo para você melhorar o aspecto dos seus fios é parar de lavar o cabelo com a água muito quente. A água com temperaturas elevadas acabam inchando e dilatando as cutículas — o que facilita a perda de hidratação, fazendo com que os fios fiquem mais quebradiços e com frizz.

2. Realize um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma etapa fundamental para cuidar bem do seu cabelo. Ao aderir a um cronograma perfeito para as suas necessidades, você terá a nutrição, a hidratação e a reconstrução dos fios opacos que perderam o brilho e o volume.

Um bom cronograma pode ter máscaras de hidratação, máscaras de nutrição, óleo de coco, queratina, vitaminas para cabelos e outros produtos.

3. Hidrate o seu cabelo com frequência

A hidratação é indispensável para a saúde do couro cabeludo, pois, além de mais saudáveis, os fios prejudicados pela falta de brilho e movimento voltam a ter vida. Essa etapa deve ser feita a cada 15 dias, variando conforme a necessidade de cada cabelo. Para isso, a busca de um profissional é muito indicada, ele avaliará o que precisa ser feito.

4. Compre óleos vegetais

Se você vai sair e precisa de uma solução rápida para dar mais brilho para os seus fios, uma aposta é usar um óleo vegetal para finalizar o seu cabelo. Poucas gotas do produto garantem a maciez e o brilho dos fios instantaneamente. Os óleos mais indicados para dar mais brilho, maciez e volume aos cabelos são:

  • Óleo de argan: ideal para cabelos muito secos, nutre as raízes e melhora principalmente o frizz;
  • Óleo de coco: um dos óleos mais usados para a recuperação de fios ressecados;
  • Óleo de amêndoas: garante resultados expressivos para os fios que sofrem com ressecamento e quebra;
  • Óleo de rícino: nutre cabelos fracos e ajuda na queda de cabelo e caspa;
  • Óleo de melaleuca: ajuda a aliviar a coceira no couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, promovendo limpeza.

5. Use protetor térmico antes de usar o secador

Se você costuma usar aparelhos como secadores, chapinhas ou modeladores de cachos, saiba que seu uso frequente não faz bem para os seus fios, podendo causar efeitos negativos como o frizz e a quebra. Para evitar esses resultados, a dica é apostar no uso de protetores térmicos antes de passar aparelhos quentes no cabelo.

Os melhores protetores térmicos são aqueles que aguentam temperaturas elevadas e que conseguem diminuir os danos causados pelos aparelhos. Os produtos variam entre cremes, leave-ins e sprays.

Dessa maneira, você poderá diminuir os efeitos negativos de um cabelo opaco. Com nossas dicas, ficará muito mais fácil ter um cabelo brilhante, macio e bonito todos os dias.


Esperamos que o conteúdo de cabelos opacos de hoje tenha sido útil para a sua rotina de autocuidado. Na AMOBELEZA, você encontra muitos outros que podem ser do seu interesse, como este a seguir, que fala sobre dicas para lidar com cabelos quebradiços. Confira caso tenha interesse, até a próxima!

 

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário