As gypsy braids têm uma beleza e um encanto singulares, que fazem desse estilo de penteado uma escolha ousada, rústica e que enaltece a beleza de todos os tipos de cabelo.
Essa tendência tem tudo para ser uma das principais escolhas do verão. Nós vamos te contar mais sobre a história das tranças com mechas e pontas soltas e, claro, sugerir um guia passo a passo sobre como criar as tranças ciganas, além de esclarecer algumas dúvidas como quanto custa fazer gypsy braids, quanto tempo dura e mais. Aproveite!
O que são as gypsy braids?
As tranças com pontas soltas são um estilo de penteado que vêm se destacando por sua aparência despojada e marcante. Você pode fazer as gypsy braids utilizando pequenas mechas do seu cabelo, entrelaçando umas nas outras para formar uma trança única ou fazer várias tranças finas espalhadas.
As principais características das gypsy braids são a complexidade — você vai precisar de cuidados especiais com o seu tipo de fio — e a versatilidade, pois elas podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo, desde os curtos até os mais longos.
Se você está buscando uma opção de penteado diferenciado e que destaque as suas individualidades, as gypsy braids são uma escolha maravilhosa!
Como criar tranças ciganas: guia passo a passo
Já vamos avisando que fazer as gypsy braids não é uma tarefa tão simples. Se você nunca fez no seu cabelo, o ideal é que procure um profissional cabeleireiro para que você não tenha retrabalhos e entenda como é o processo pelas mãos de um especialista.
Nosso guia serve como uma referência para que você pratique e aperfeiçoe as suas técnicas até chegar no resultado ideal para o seu tipo de cabelo. Com persistência e paciência, você com certeza vai chegar em resultados incríveis!
1. Prepare o cabelo
O primeiro passo antes de fazer qualquer penteado sempre deve ser o cuidado de lavar e secar o cabelo para que ele fique bem limpo e livre de qualquer tipo de sujeira, impurezas e produtos químicos.
Descubra qual o melhor shampoo para o seu cabelo e entenda as características do seu tipo para usar produtos que deixem um movimento natural, facilitando o processo de modelagem mais tarde.
2. Divida o cabelo em seções
Separe o seu cabelo em várias seções para facilitar a criação das tranças. Use um pente para garantir que as divisões fiquem retas e uniformes, garantindo um alinhamento perfeito do seu penteado.
Isso também pode variar conforme o seu estilo pessoal. Se você preferir um estilo mais despojado, pode fazer divisões mais aleatórias e deixar o cabelo com um aspecto mais rústico, utilizando apenas os dedos para fazer a divisão das mechas.
3. Comece a fazer as tranças
Pegue uma das mechas de cabelo separadas da parte da frente e divida-a em três partes iguais. Comece a fazer a trança bem próxima da raiz e vá trançando até o comprimento que achar adequado.
Enquanto vai avançando, você pode adicionar mais mechas de cabelo à trança — e aí está a parte complexa do processo. Nessa hora, escolha com cuidado quais mechas irá incluir na trança e vá equilibrando o volume e o alinhamento de cada parte.
Aos poucos, você vai ver o seu cabelo ganhando forma e enaltecendo a sua beleza. Se quiser, nas pontas, pode adotar o estilo de cabelo praiano — aposte e inove no seu penteado!
4. Repita o processo por todo o cabelo
Continue trançando até chegar ao ponto escolhido e prenda a trança com um elástico ou uma fita para mantê-la no lugar. Faça isso em todo o cabelo até que todas as tranças estejam prontas. Ajuste-as conforme necessário e prenda-as com grampos para garantir a estabilidade do seu penteado. Se quiser, você também pode adicionar acessórios, como fitas e flores para dar um toque mais natural e único ao seu cabelo.
5. Cuide dos fios soltos nas pontas das tranças
Um dos passos mais importantes para manter as suas gypsy braids com um aspecto sempre saudável e radiante é cuidar diariamente dos fios soltos nas pontas das tranças.
Use um creme para pentear e passe delicadamente com os dedos com certa regularidade para evitar que os fios acabem se enroscando e formando nós. Evite usar o pente, pois o acessório pode acabar quebrando os fios, deixando as pontas com um aspecto seco, fino e sem vida.
Gypsy braids: quanto custa?
Em geral, fazer as gypsy braids pode custar de R$ 200 a R$ 800, conforme o comprimento, o tipo e as condições do cabelo. No momento de fazer o procedimento com um profissional, leve em consideração a experiência nesse tipo de penteado, quais etapas do processo estão incluídas no preço e se há uma indicação quanto à manutenção do penteado.
Como a gente sabe, penteados com tranças devem ser lavados somente na raiz e as pontas soltas precisam de cuidados especiais e diários para manter um aspecto radiante e cheio de vida.
Gypsy braids: quanto tempo dura?
As gypsy braids duram uma média de 6 a 8 semanas no cabelo, dependendo de vários fatores, como cuidados, exposição a agressões externas, manutenção, tipo do cabelo e outros.
Com o passar dos dias, a tendência é que as tranças se soltem e fiquem com um aspecto menos arrumado. Para evitar esse problema, alguns cuidados como usar touca de cetim para dormir, lavar os cabelos com delicadeza e com os produtos ideais para o seu tipo ajudam.
Se você estava considerando fazer gypsy braids no seu cabelo, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado na decisão. Vá em frente, abrace suas individualidades e sinta-se cada vez mais confiante com seus cabelos. Aproveite a visita e leia também nosso post com os cortes de cabelo tendência no verão!