Comer chocolate dá espinha? Tire as suas dúvidas!

 

O açúcar e a gordura em excesso presentes no chocolate podem, sim, estar relacionados com o aumento das espinhas. Mas é claro que você não precisa, necessariamente, tirar esse doce da sua rotina de uma vez por todas. Afinal, todos nós merecemos comer um docinho de vez em quando — mas sem exageros, é claro.

No conteúdo de hoje, iremos tirar as principais dúvidas a respeito do chocolate e a sua ligação com as espinhas em determinados tipos de pele. Traremos algumas dicas para você dizer adeus as espinhas e ainda comer o seu chocolatinho de maneira saudável e controlada. Continue a leitura e confira o post completo!

Chocolate dá espinha: verdade ou mentira?

Sim, o chocolate pode dar espinhas! Mas normalmente isso acontece apenas com pessoas que têm uma pré-disposição para acne. De modo geral, o excesso de gordura e de açúcar na sua produção são responsáveis pelo aumento de sebo na pele, onde podem ser responsáveis pelo aumento dos cravos e espinhas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as espinhas surgem da seguinte maneira: o excesso de produção de sebo obstrui os poros da pele, levando à formação de cravos que, quando inflamados, resultam em espinhas. A prevenção do problema é a higienização adequada da pele, com lavagens duas ou três vezes ao dia, e considerando a consulta a um dermatologista, se necessário.

Não são todas as pessoas que têm essa facilidade de ter espinhas após comer um chocolate, mas é válido lembrar que até mesmo por questões de saúde, ter um controle da quantidade ingerida é sempre uma boa opção. Listamos a seguir, outros efeitos negativos do consumo excessivo de açúcar:

boca mordendo um pedaço de chocolate

Efeitos negativos do açúcar e chocolate na pele

O açúcar é um dos ingredientes mais presentes no chocolate, ele, sim, é responsável por piorar a inflamação que ocasiona as espinhas. Além disso, seu uso sem controle pode trazer outros danos ao tecido celular, como:

  • Danos ao colágeno: o açúcar pode causar danos ao colágeno da pele, levando ao envelhecimento precoce e ao surgimento de rugas e linhas finas;
  • Aumento da glicação: a glicação é um processo no qual o açúcar se liga às proteínas da pele, tornando-as rígidas e menos flexíveis. Isso pode levar à perda de elasticidade e ao aparecimento de sinais de envelhecimento;
  • Aumento da produção de oleosidade: o consumo elevado de açúcar pode estimular a produção de sebo, o que pode levar ao surgimento de acne e cravos.

Portanto, reduzir o consumo de açúcar na alimentação pode ser extremamente benéfico para a saúde geral da pele, podendo prevenir o surgimento de várias condições no rosto e no corpo. Se você já sofre com espinhas, saiba que existem algumas técnicas que você pode usar no seu dia a dia. Confira a seguir:

Como evitar as espinhas?

Além de evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e açúcar, como o chocolate, você também pode adotar medidas efetivas para tratar as acnes ou até mesmo fórmulas para aliviar a vermelhidão. A primeira coisa a se fazer é adotar uma rotina de skincare para pele oleosa, com produtos que irão equilibrar a oleosidade do rosto.

Confira as principais medidas que você pode tomar para evitar, tratar e camuflar as espinhas do rosto:

Rotina de skincare

A falta de higienização e produtos adequados para o rosto pode ser um fator determinante para o aumento de cravos e espinhas. Por isso, realize uma rotina diária de cuidados com sabonetes líquidos, protetores solares, bons séruns faciais e outros produtos que podem ser indicados por um dermatologista.

modelo com uma pele intacta aplicando sérum facial no rosto

Passar gelo no rosto

Tem dias em que as espinhas podem estar mais inflamadas, isso significa que elas estarão mais avermelhadas que o comum e até mesmo mais doloridas. Nesses casos de grande incômodo, existe uma dica muito bacana que você pode experimentar: passar gelo no rosto.

É isso mesmo, passar gelo no rosto ajuda a diminuir inflamações e inchaços decorrentes da dilatação dos vasos sanguíneos. Porém, é preciso ter cuidado, porque o uso inadequado do gelo pode causar queimaduras no rosto. Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, basta clicar no link!

Corretivos

Usar corretivo para cobrir espinhas é uma prática comum e pode ajudar a disfarçar temporariamente a aparência delas. No entanto, é importante ter cuidado ao escolher e aplicar o corretivo para evitar agravar o problema da acne. Aqui estão algumas dicas:

  • Escolha um corretivo não comedogênico: procure por um corretivo que seja formulado para não obstruir os poros, o que pode ajudar a evitar o surgimento de mais espinhas;
  • Limpeza prévia: antes de aplicar o corretivo, limpe o rosto com um sabonete líquido próprio para tratamento de espinhas;
  • Remoção adequada: ao final do dia, lembre-se de remover toda maquiagem, incluindo o corretivo, para permitir que a pele respire e se recupere durante a noite.

Além disso, os corretivos líquidos mattes proporcionam um resultado incrível para disfarçar as espinhas. Alguns possuem até 12 horas de cobertura, ação antioxidante e antipoluente.

corretivos lancôme que ajudam a disfarçar as espinhas do chocolate


Resumindo, comer chocolates em excesso pode ser um fator a mais para o surgimento de novas espinhas no rosto. Você não precisa cortar esse doce da sua rotina, mas é interessante comer de maneira saudável, sem exagero.

Esperamos que as informações e dicas apresentadas hoje tenham sido úteis para você. Aqui no blog da AMO, você encontra muitos outros que podem ser do seu interesse. Aliás, você também pode adotar o oil free na sua rotina de skincare, confira alguns modelos com ótimos ativos para a sua pele.

Até a próxima!

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário