Neste post, listamos os tipos de perfume para você conhecer a classificação, aromas e até os tipos de cheiros, tanto de fragrâncias masculinas quanto femininas!
O perfume faz parte do estilo de cada pessoa e escolher uma fragrância que tenha a ver com a sua personalidade é fundamental. E a dica mais importante é: teste o perfume na pele. Os aromas mudam de pessoa para pessoa, pois cada pele tem uma característica diferente.
Ao escolhermos um perfume, devemos pensar em pontos importantes, como a concentração de essências, os tipos de notas olfativas e as ocasiões em que pretendemos usá-lo.
6 principais tipos de perfume
Um perfume é uma mistura de basicamente 3 elementos: a fragrância, que dá o cheiro do perfume, o álcool e a água. Cada tipo de perfume é apenas uma indicação do nível de concentração da fragrância no produto. Basta entender as diferenças entre os tipos de perfume, para nunca mais errar na escolha do perfume certo para você.
1. Eau de Cologne ou Água de Colônia
Eau de Cologne é a melhor opção para quem gosta de leveza no dia a dia. Conhecida também como Água de Colônia, é uma categoria muito popular nas estações quentes do ano. Marcada pela suavidade, a água de colônia possui, em média, uma baixa concentração de óleos essenciais de até 3%. Perfeita para o dia, dura na pele por até 3 horas.
2. Eau de Toilette ou Desodorante Colônia
Eau de Toilette é o tipo de perfume com fixação média e ideal para todas as situações. A fim de projetar um aroma menos impactante, os perfumistas que criam as fragrâncias Eau de Toilette se inspiram em notas leves e adocicadas. Resultando num aroma que costuma ser mais suave, os índices de concentração da essência ficam entre 8% e 10%. Sua fixação dura em média umas 6 a 8 horas.
3. Body Splash
Body Splash, também conhecido como Body Spray, é a versão mais suave da perfumaria, utilizada para refrescar a pele do corpo todo. Ao contrário de perfumes e águas de colônias, os Body Splashs são bem leves.
Geralmente trazem entre 3% e 5% de essência na sua composição e tem fixação média de até 4 horas. Uma dica é usar o Body Splash no pós-banho, depois de passar um hidratante de sua preferência.
4. Eau de Parfum ou Deo Parfum
Os perfumes Eau de Parfum entram na categoria de 15% a 25% de concentração de aromas. Eles são um pouco menos potentes do que as fragrâncias Parfum, mas isso não significa que ele é menos eficiente na hora de se fixar na pele.
Aliás, ele é a opção mais recomendada para uso no Brasil, pois não é excessivamente forte, mas é potente o suficiente para quem gosta de usar perfumes marcantes. Sua fixação dura, geralmente, entre 8 e 10 horas.
5. Perfume sólido
Perfume sólido é um produto inovador perfeito para levar na bolsa e usar em qualquer lugar. São fragrâncias famosas concentradas em embalagens compactas e originais, com uma aplicação extremamente simples.
Você só precisa pegar um pouco do produto na ponta dos dedos, e então espalhar nos pontos indicados para prolongar a fragrância. A alta concentração permite uma melhor aderência e mantém o efeito da primeira aplicação.
6. Eau Fraiche
Perfumes do tipo Eau Fraiche são muito semelhantes à colônia e sua fragrância dura por até 2 horas. Com concentração de 1% a 3% de componentes aromáticos, uma alta concentração de água e uma baixa quantidade de álcool, ele é perfeito para peles mais sensíveis e intolerantes.
Um fato interessante sobre Eau Fraiche é que seu nome significa literalmente água fresca, afinal, é basicamente água perfumada que você pulveriza para se refrescar.
Você também pode se interessar por: Lista atualizada dos perfumes franceses mais procurados
Principais famílias olfativas de perfume
As famílias olfativas classificam os perfumes de acordo com as características aromáticas predominantes, atuando muito na performance da fragrância.
Cada fragrância pertence a uma família olfativa diferente, determinada por suas notas mais evidentes. Mas existem fragrâncias que apresentam propriedades de outros grupos, criando um aroma harmônico.
Aromáticos
A família aromática possui notas mais frescas, já que deriva de ervas e plantas, entregando em seus acordes modernidade e elegância. São fragrâncias multifacetadas e viris, muito encontradas na perfumaria masculina em combinações com notas amadeiradas.
Principais ingredientes: tomilho, alfazema, alecrim, eucalipto, sálvia, menta e lavanda.
Amadeirados
Os perfumes da família amadeirada são atraentes, cativantes e compõem, principalmente, fragrâncias masculinas. O aroma amadeirado confere certa sensualidade, confiança e presença. Com fragrâncias mais secas, essa é uma das famílias olfativas mais clássicas da perfumaria.
Principais ingredientes: copaíba, âmbar, patchouli, carvalho, sândalo, vetiver e cedro.
Oriental
Os perfumes da família oriental possuem aromas mais intensos e marcantes. A fragrância oriental expressa muita vitalidade e elegância, apresentando notas adocicadas e mais aveludadas. As composições são suaves e quentes, mas também muito assertivas.
Principais ingredientes: baunilha, pimenta, canela, gengibre, café e chocolate.
Chipre
Para uma fragrância ser considerada da família chipre, ela precisa ter três matérias-primas específicas: frutas, madeiras e musgo. Mas cada vez mais, surgem combinações que trazem mais modernidade para essa família olfativa tão clássica, inclusive incorporando à essa estrutura notas doces, flores nobres ou especiarias.
Principais ingredientes: musgo de carvalho, bergamota, jasmim e patchouli.
Cítricos
A família cítrica é utilizada há muito tempo na perfumaria, ideal para dias de sol e climas mais tropicais. Tem notas leves, refrescantes e vibrantes, que proporcionam explosão e impacto às criações. Por isso, são excelentes perfumes para o verão.
Além disso, por conta de sua volatilidade, é comum que as fragrâncias cítricas sejam consideradas unissex.
Principais ingredientes: bergamota, limão, flor de laranjeira, capim limão, tangerina e grapefruit.
Florais
Perfumes da família floral são feitos a partir da mistura de óleos extraídos de diferentes flores. Cada fragrância floral traz um verdadeiro buquê com as mais variadas flores e essências, que carregam beleza e sofisticação, associadas à feminilidade.
Às vezes, as composições são baseadas em apenas um tipo de flor, às vezes num buquê inteiro. Capaz de se misturar com notas frutadas ou picantes, a família floral nunca deixa de inspirar e surpreender.
Principais ingredientes: óleos extraídos de flores como rosa, jasmim, lírio, violeta, gardênia, orquídea, magnólia e gerânio.
Frutais
Muita energia e frescor estão presentes na família olfativa frutal, que é contagiante e delicada ao mesmo tempo, sendo um clássico na perfumaria. As fragrâncias frutais são uma tendência que todos gostam. A doçura das frutas combinada com outros ingredientes, faz dessas fragrâncias em geral, criações descontraídas, joviais e vibrantes.
Principais ingredientes: pera, pêssego, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá, ameixa e cupuaçu.
Principais notas olfativas de perfume
As notas olfativas são uma somatória de camadas de cheiros, que juntas, criam uma combinação única. Elas são responsáveis pelo aroma do perfume mudar na nossa pele com o passar das horas.
Pense em uma pirâmide dividida em 3 partes: uma menor no topo, que é a cabeça; uma central, que é o coração; e uma maior abaixo, que é a base. Em resumo, é dessa maneira que funciona a formulação de um perfume.
Notas de saída
Também conhecida como notas de cabeça, são compostas pelos ingredientes que evaporam mais rapidamente. Trata-se daquela primeira impressão que temos quando sentimos uma fragrância, com duração de 5 a 10 minutos. Esses elementos são cerca de 10% da fórmula.
Notas de corpo
As notas de corpo ou coração, garantem a personalidade do perfume. É o cheiro que começa a se destacar à medida que as notas de saída vão deixando de ser percebidas e constituem o aroma que, em geral, confere o caráter olfativo da fragrância. Duram de 2 a 6 horas e compõem aproximadamente 40% da formulação.
Notas de fundo
As notas de fundo são as que mais se fixam na pele, as últimas a deixarem de ser sentidas pelo nosso olfato. São as notas mais pesadas da fragrância e seus ingredientes possuem peso molecular alto e, por consequência, apresentam duração de até 8 horas. Trata-se de até 50% da composição do perfume.
Desta forma, resta no corpo uma combinação de todas as notas e o cheiro particular de cada pele. E é isso que, no final, faz com que cada perfume seja sentido de formas diferentes e torne-se único para cada pessoa.
Gostou deste conteúdo? Deixe o seu feedback para nós nos comentários abaixo! 💓 Aqui, temos vários outros posts sobre perfumes para agregar aos seus conhecimentos.