Você está cansada de sofrer com as madeixas arrepiadas?
Chegou o momento de dizer adeus para os seus frizzes! A AMOBELEZA preparou um conteúdo fresquinho de como controlar o frizz do cabelo sem complicações no caminho.
Continue nesta página e veja dicas que se enquadram em todos os tipos de fios, seja cacheado, ondulado ou liso!
1. Invista em produtos anti-frizz de uso profissional
Atualmente, o mercado de produtos capilares entende muito bem sobre as dificuldades que os cabelos arrepiados representam. Inclusive, grandes marcas como a Braé, Kérastase e Cadiveu oferecem tratamentos capilares próprios para as madeixas rebeldes e com frizz.
Eles são o primeiro passo para resolver o seu problema. Suas formulações foram desenvolvidas especificamente para esse tipo de cabelo — contando com extratos vegetais, vitaminas e óleos hidratantes responsáveis por restaurar a cutícula capilar.
Claro que, para isso, é preciso investir nas melhores marcas de shampoo, condicionador e máscara de hidratação. Elas proporcionarão o mesmo cuidado de um profissional, sem precisar sair de casa.
2. Não esfregue o cabelo na toalha após o banho
O frizz é resultado de uma série de maus tratos com o cabelo: secagem incorreta, falta de hidratação, contato com temperaturas muito altas e mais.
Por esse motivo, é preciso que você entenda: os seus fios precisam ser cuidados com delicadeza. Um dos momentos que esse ponto de atenção precisa ser posto em prática, é no momento após o banho, onde você retira o excesso de água das madeixas.
Não use — nem esfregue — a toalha de banho para secar o seu cabelo! O material é áspero e ao ser atritado com as madeixas pode deixá-las danificadas e, até mesmo, fazer com que o seu cabelo não cresça.
Nesses casos, opte por um tecido de algodão, ele é mais macio e não machuca os fios.
3. Passe condicionador após lavar o cabelo
Embora seja comum lavar o cabelo só com shampoo, essa prática não é muito indicada para quem sofre com frizz. Isso porque, o condicionador ajuda a selar as cutículas capilares, logo, evitando que a estrutura dos fios percam água e comece a arrepiar com o tempo.
Ah, só mais uma dica: ao lavar o cabelo, opte por ligar o chuveiro em temperatura ambiente. A água quente pode quebrar o efeito do condicionador, auxiliando na permanência dos frizzes no cabelo.
4. Penteie o cabelo com escovas de cerdas naturais
A finalização dos fios é um processo essencial para controlar o frizz. Então, amiga, já sabe, né? Ela precisa ser feita de maneira adequada.
Para isso, opte por utilizar escovas de pentear com cerdas naturais. Elas foram pensadas especialmente para os cabelos danificados e são mais macias do que as opções convencionais.
5. Hidrate o cabelo com frequência
A hidratação é um cuidado básico para ter com o cabelo durante o verão. Porém, ela não se limita a apenas essa estação e precisa ser feita com frequência — ainda mais, se você sofre com cabelos arrepiados.
Um dos motivos dos fios ficarem com frizzes é a falta de água. Como prova disso, os cabelos secos e sem hidratação tendem a ficar com um excesso muito grande de frizz. Já percebeu?
Para te ajudar, preparamos um post específico que explica a melhor forma de fazer hidratação em casa. Confira!
6. Troque a fronha do seu travesseiro
Por mais estranho que pareça, essa dica é bastante eficaz quando o assunto é o controle do frizz.
A fronha de cetim pode se tornar a melhor amiga dos seus cabelos quando estiver dormindo. Isso porque, com ela, enquanto você dorme, o cabelo desliza mais fácil pelo travesseiro. Dessa forma, ele fica bem menos bagunçado e evita aquele susto com os fios descabelados na hora de acordar.
Tudo de bom, não acha?!
7. Use touca de cetim para proteger os fios
Outra alternativa bem próxima com a dica anterior são as toucas de cetim. Elas além de protegerem os fios de entrarem em atrito com a cama, ajudam a manter a definição das madeixas e preservam penteados feitos com babyliss, secador e chapinha.
Inclusive, essa escolha é, ainda mais, interessante do que a fronha de travesseiro. Afinal, a touca é mais prática e pode ser usada em viagens e outros cômodos da casa.
8. Aplique leave-in e protetor térmico antes de usar o secador
O leave-in e protetor térmico são dois produtinhos que não podem faltar na finalização do cabelo. Afinal, eles evitam que a cutícula dos fios se abra e dê luz aos frizzes.
O protetor térmico, em específico, cria uma segunda camada em torno do fio, como se fosse uma película, e impede que o calor do secador e chapinha agrida a estrutura capilar.
9. Finalize o cabelo com óleo capilar
Os óleos capilares são essenciais para reter a umidade do meio ambiente e diminuir a quantidade de frizzes presentes no cabelo. Caso sua raiz capilar seja oleosa, fique tranquila! Existem óleos capilares que, quando aplicados em quantidade correta, só são benéficos.
Um bom exemplo é o óleo de baobá, que sela a estrutura do fio e deixa as madeixas macias, brilhantes e, lógico, sem nenhum tipo de arrepiado.
Bom, ao aplicar todas as dicas acima, seus cabelos ficarão impecáveis e com todos os frizzes controlados. Para deixar o acabamento ainda melhor, aproveite o nosso post e veja como usar óleo capilar sem deixar a raiz oleosa!
Estamos te esperando por lá!
Até logo…