Massagem capilar: como fazer e benefícios para o couro cabeludo

 

A massagem capilar é um procedimento muito popular nos salões de beleza e promove muitos benefícios para os cabelos. Com as técnicas e os produtos certos, você pode fazer o tratamento em casa e obter resultados satisfatórios incluindo o processo no seu cronograma capilar, além de ter uma experiência de autocuidado revigorante.

Descubra como fazer massagem capilar em casa, abrace suas individualidades e sinta-se confiante em sua própria pele!

Como fazer massagem capilar em casa?

Para fazer a massagem capilar em casa, você vai usar apenas as suas mãos e os seus produtos favoritos. É um procedimento relativamente simples, e você não precisa ser nenhum expert em cabelos para aproveitar dos benefícios da prática.

É claro que os especialistas e os profissionais cabeleireiros possuem experiência e técnicas aprimoradas que entregam resultados inigualáveis, mas você pode desenvolver o seu próprio processo de cuidados com os cabelos até mesmo durante o banho.

Além de trazer benefícios para os fios, como o fortalecimento e o controle do frizz, e outros para o couro cabeludo, é uma oportunidade de se encontrar e aproveitar momentos particulares com prazer e tranquilidade.

1. Use os dedos para ativar a circulação sanguínea

As pontas dos dedos possuem terminações nervosas e são provavelmente as áreas mais sensíveis da nossa pele. Com uma massagem suave no couro cabeludo e nos fios, você estará ativando a circulação sanguínea da região.

Isso faz com que os nutrientes presentes no organismo cheguem com mais facilidade à fibra capilar, nutrindo e hidratando os cabelos profundamente.

2. Amacie o couro cabeludo com a palma das mãos

Amaciar o couro cabeludo com a palma das mãos pode ajudar a abrir os poros e a favorecer o crescimento de novos fios, além de colaborar com a liberação dos óleos naturais do couro cabeludo que ajudam na proteção dos fios.

Ao mesmo tempo, você estará despertando o seu corpo para um momento de presença e plenitude. Então, procure curtir a sua massagem capilar e reserve um tempo considerável para fazer tudo sem pressa.

3. Massageie a região da nuca, testa e têmporas

Aproveitando que você estará nessa sintonia com o seu corpo, estenda o carinho para a região da nuca, testa e têmporas. A testa é uma parte muito sensível e, assim como o rosto, sofre com as tensões diárias devido à necessidade de usar nossas expressões faciais para nos comunicarmos.

A nuca e as têmporas também são regiões que acumulam tensão e uma boa massagem pode ajudar na circulação sanguínea e no relaxamento. Procure manter uma respiração profunda e, se for do seu gosto, coloque uma música tranquila para relaxar ainda mais.

Quais produtos usar na massagem capilar?

Os profissionais mais experientes recomendam que a massagem capilar seja feita com os cabelos úmidos, para favorecer a maleabilidade dos fios.

Comece com uma linha de tratamento que inclui shampoo, condicionador e uma máscara ou ampola capilar. Procure por produtos específicos para o seu tipo de cabelo que tenham uma ação na estrutura capilar.

Escolha o resultado que você deseja conforme a condição dos seus cabelos. Caso não souber exatamente o que usar, procure um profissional para uma indicação precisa. Se for do seu gosto, você pode finalizar com um creme para pentear ou um protetor térmico.22

Benefícios da massagem capilar

Só o fato de tirar um momento para curtir o seu próprio ser já é um benefício, mas a massagem capilar pode trazer mais vantagens para o seu organismo e para os cabelos de uma maneira geral.

1. Melhor circulação do sangue

Como já comentamos, a massagem capilar ajuda a melhorar a circulação sanguínea na região da cabeça, e o estado de relaxamento que o contato suave das mãos promove é benéfico para todo o corpo.

2. Estímulo do crescimento saudável das fibras capilares

Os movimentos circulares e delicados da massagem capilar aliada aos produtos certos para o seu tipo de cabelos podem promover muitos benefícios para as fibras capilares, incluindo o estímulo do crescimento saudável dos fios, podendo evitar problemas como a queda, a alopecia, o ressecamento e a fragilidade.

3. Fortalecimento dos fios desde a raiz

A massagem capilar também ajuda os produtos a penetrarem mais profundamente na raiz dos fios e no couro cabeludo, potencializando a ação dos ingredientes formulados especialmente para esse fim.

Colocando a massagem capilar na sua rotina de autocuidados, sem dúvidas, você estará aproveitando muitos benefícios e terá um cabelo mais vivo, com movimento e brilho.

Aproveite esses momentos e confira mais dicas no blog. Saiba como escolher o melhor shampoo para os seus cabelos pelas características e condições dos seus fios e encontre os produtos certos para você!

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário