Entenda os principais problemas de pele durante o verão com a AMO

 

Devido às temperaturas mais quentes, é comum surgirem alguns problemas de pele durante o verão. Se você está enfrentando algum deles, não se assuste e tenha calma. Sinais como acne, rosácea e outros tipos de irritações alérgicas, normalmente, surgem por conta da alta exposição aos raios UV — que tende a aumentar durante os dias mais quentes.

Assim como você, a AMOBELEZA se preocupa com a sua pele. Justamente por esse motivo, a nossa equipe preparou este conteúdo informativo que mostra os principais problemas que podem surgir na estação mais amada por nós, brasileiros. Ah, e precisamos falar que a nossa intenção aqui é apenas te ajudar a prevenir e a cuidar melhor do seu tecido celular, beleza?!

Atenção: todas as informações compartilhadas possuem apenas caráter informativo. Elas foram baseadas em publicações e artigos publicados no site oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mesmo assim não substituem uma visita ao dermatologista.

Acompanhe!

Queimaduras solares

A Skin Cancer Foundation define as queimaduras solares como uma reação inflamatória causada pela radiação dos raios ultravioleta (UV). De modo simplificado, ela causa danos às camadas externas da pele. Além disso, a instituição ainda alerta o agravamento do problema, onde as queimaduras podem chegar até a parte central do tecido celular, atingindo a melanina — o que pode causar problemas ainda mais graves, como o câncer de pele.

Por mais comum que pareça, voltar da praia com a pele descascando vai muito além de um simples problema momentâneo. Na real, as queimaduras podem trazer problemas a longo prazo, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Ou seja: é melhor evitá-las!

Mulher na praia com bastante protetor solar no rosto

Como evitar as queimaduras solares?

A melhor forma de evitar as queimaduras solares é usando um protetor solar de qualidade. Não tem jeito: o produto é indispensável em nossa rotina e precisa ser usado frequentemente. Afinal, ele é responsável por criar uma barreira protetora na parte externa do tecido celular, evitando que os raios UV invadam a camada interna da pele.

Além do uso do protetor solar, ainda há algumas outras saídas para evitar esse problema de pele que pode surgir no verão. Como:

  • Evitar a exposição solar entre as 10h até as 16h;
  • Usar acessórios que protejam o rosto, como bonés e chapéus;
  • Usar roupas adequadas e que protejam a pele corretamente.

Enfim… pode acreditar: a proteção é a melhor forma de cuidar da sua pele!

Este conteúdo pode te ajudar: Lista completa com os melhores protetores faciais e corporais para investir.

protetor solar da la roche no meio de um monte de laranjas

Acne

Sim, é normal ter acne durante o verão.

De modo geral, esse problema surge quando há um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Como muitos já sabem, ele prejudica a aparência da pele. Infelizmente, muitas vezes, isso gera algumas inseguranças e afeta a autoestima de algumas pessoas — não é nada legal!

Normalmente, os seus sinais tendem a aumentar no verão, muito por conta do aumento de sebo na região do rosto. Não à toa, esse problema pode ser visto tanto em adolescentes quanto em adultos.

mulher se olhando no espelho e espremendo a acne

Como cuidar e evitar o surgimento da acne durante o verão?

Para evitar o surgimento (ou, até mesmo, o agravamento) da acne no verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologista recomenda uma higienização adequada, preferencialmente, feita com sabonete antioleosidade. Além disso, a organização reforça a importância de evitar produtos de pele que aumentam a sebosidade do rosto, nestes casos, as melhores opções são sempre os dermocosméticos.

Para cuidar do problema, é recomendado que o tratamento precoce seja feito o mais rápido possível. Ainda assim, precisamos lembrar que: em hipótese nenhuma, as espinhas e os cravos podem ser espremidos ou apertados. 😉

kit de protetor solar anti acne da darrow

Rosácea

A rosácea é uma doença vascular inflamatória que ocorre, majoritariamente, em pessoas com pele madura, entre 30 e 50 anos. Bom, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse problema de pele, selecionamos um vídeo gravado por uma dermatologista profissional, que explica perfeitamente a rosácea. Olha só:

Nele, a dermatologista explica que há diversos fatores que podem ocasionar a rosácea, incluindo o calor e a exposição do sol. Por conta disso, é preciso ter cuidados especiais com a pele durante o verão. Sem dúvidas, eles vão te ajudar a evitar a irritação, bem como protegerão o tecido celular dos raios UV+.

Como evitar a rosácea durante o verão?

A rosácea é um problema que surge durante o ano todo e, normalmente, ataca no verão. Por isso, os cuidados durante a estação devem ser redobrados e acompanhados por um profissional especializado. Além disso, você pode ter atenção em alguns pontos que ajudam a evitar as irritações, como:

  • Evitar exposição ao sol;
  • Não ficar em ambientes onde existem muitas mudanças de temperatura;
  • Não tomar banhos em água quente.

Micoses

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo define a micose como uma doença causada pelos fungos. De modo geral, assim como os demais problemas que já citamos neste conteúdo, ela pode surgir em qualquer época do ano, entretanto é mais comum durante o verão.

Isso acontece por conta do suor, da oleosidade e da umidade presente em qualquer tipo de pele. Em poucas palavras, esses três fatores formam um ambiente favorável para a proliferação dos micro-organismos responsáveis pela doença.

Como evitar a micose durante o verão?

Acredite: a melhor forma de evitar a micose durante o verão é adotando medidas simples e fáceis de aplicar no dia a dia, como:

  • Fazer o skincare na ordem correta;
  • Usar roupas frescas, preferencialmente, de algodão;
  • Evitar praias muito sujas e piscinas de clube;
  • Não deixar a pele em contato direto com a areia.

Seguir essas recomendações não só protegerá a sua pele durante a estação mais quente do ano, mas também evitará que você sofra com problemas maiores durante as férias.


Além desses problemas que já falamos, ainda há alguns outros que podem causar irritações na sua pele, como dermatite seborreica e o pano branco. Em todos os casos, o melhor que você pode fazer é proteger o seu tecido celular, mantê-lo bem hidratado e evitar ficar exposto ao sol — de modo geral, até que é simples.

Continue acompanhando o blog da AMOBELEZA e confira outros conteúdos que te ajudam a cuidar da pele. Aproveite e entenda tudo sobre o efeito rebote: mais um problema que também pode surgir durante a estação.

Até a próxima!

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário