Outubro Rosa: conheça a campanha, o objetivo e sua história

 

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença, visando proporcionar maior acesso ao diagnóstico e tratamento precoce.

O que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é um movimento internacional que começou na década de 90, nos Estados Unidos. Depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano, o mês de outubro foi reconhecido mundialmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.

O mês é dedicado à disseminação de informações sobre os direitos da mulher e a importância de olhar com atenção para a sua saúde. A campanha visa garantir às mulheres atendimento com ginecologistas, assistência médica e suporte emocional, prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

Símbolo do Outubro Rosa

Os laços cor de rosa são símbolos do Outubro Rosa. Eles foram lançados em 1991 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, na cidade de Nova York. O intuito foi de arrecadar fundos para a pesquisa desenvolvida pela instituição.

Com a popularização desse símbolo, que foi distribuído nos Estados Unidos por diversas companhias, ele ficou conhecido como o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

O que é câncer de mama?

O câncer de mama é uma neoplasia maligna que acomete o tecido mamário e se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células, que passam a se dividir descontroladamente.

No Brasil, é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, mas é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

Sintomas de câncer de mama

Os sintomas iniciais de câncer de mama podem variar de acordo com o tamanho e estágio do tumor. Importante ressaltar que a maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresentam sintomas, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Sintomas mais comuns: nódulo endurecido e fixo, retração na pele, mudanças no contorno da mama, secreção espontânea e feridas no mamilo ou pele que não cicatrizam.

teste=

Como identificar/prevenir o câncer de mama?

Além de conhecimento, é fundamental falarmos de detecção precoce. É muito importante realizar consultas e exames de prevenção anualmente, que podem detectar o tumor mesmo antes dos primeiros sinais da doença.

Autoexame

O autoexame, por si só, não pode ser considerado um exame definitivo. De acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em alguns países, o autoexame já deixou de ser indicado para identificar e prevenir o câncer de mama.

Um artigo publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em setembro de 2019, declarou que, atualmente, não se recomenda o autoexame das mamas como técnica a ser ensinada às mulheres para rastreamento do câncer de mama. Isso porque grandes estudos sobre o tema demonstraram baixa efetividade e possíveis danos associados a essa prática.

Entretanto, o exame realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo e fica mais fácil identificar alguma alteração, sendo importante para a procura de um serviço de saúde o mais cedo possível.

Mamografia

Exames preventivos, como a mamografia, são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame utiliza a radiação para conseguir criar imagens de dentro da mama e pode revelar a presença de tumores ainda muito pequenos, aumentando as chances de cura.

Atenção aos fatores de risco

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

teste=

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, são diagnosticados mais de 2,1 milhões de novos casos no mundo e mais de 66 mil só no Brasil.

A boa notícia é que, quando descoberto nos estágios iniciais, o índice de cura chega a mais de 90%. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa têm papel fundamental para reforçar a necessidade de as mulheres fazerem seus exames.

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

teste=
Fique atenta aos sinais do seu corpo diariamente, isso faz toda a diferença para a sua saúde. Escolha o caminho da prevenção. Cuide-se! 💗

Referências:

Câncer de mama: sintomas, tratamentos, causas e prevenção. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama/cancer-de-mama
Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você? https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2022/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce – 10/2022
Recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama https://www.inca.gov.br/noticias/confira-recomendacoes-do-ministerio-da-saude-para-o-rastreamento-do-cancer-de-mama – 10/2019

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário