Como escolher a base certa? O guia para acertar sempre

 

Saber como escolher o tom de base correto é o primeiro passo para criar uma maquiagem assertiva. Com as dicas da Amobeleza você sempre acerta!

A preparação de pele é um dos passos fundamentais para uma maquiagem perfeita e o principal item para deixar a pele homogênea e esconder as imperfeições é a base. Porém, acertar o tom da base parece ser um grande desafio, devido a variedade de cores e tipos de produtos que estão disponíveis no mercado.

Para acertar na escolha da sua base, principalmente em compras pela internet, é importante identificar o seu tom de pele, se é claro, médio ou escuro. O rosto costuma ser levemente mais claro que o resto do corpo, então utilize como referência, a tonalidade do colo. Em seguida, você deve saber qual o subtom da sua pele: quente, frio ou neutro.

A maioria das brasileiras tem o subtom de pele mais amarelado, ou quente, então tenha em mente que é importante fazer uma pesquisa sobre tom e subtom, para saber se sua pele é mais rosada, amarelada ou neutra.

Como escolher a base certa

O mercado de beleza oferece hoje em dia, uma enorme variedade de tipos e cores de base. Existem bases líquidas, em bastão, em spray, cremosas e até mesmo outros produtos como protetores solares e hidratantes que funcionam como base.

Em quais partes do rosto testar?

Para não errar na escolha da base certa, os maquiadores orientam sempre testar a base na altura do queixo ou da bochecha, o que facilita na hora de decidir sobre a tonalidade. A cor ideal é sempre a que deixa o seu rosto em harmonia com o colo e pescoço.

Não é aconselhável testar na mão ou no pescoço, pois estas regiões não possuem a mesma cor que a sua face. Aliás, se o seu colo for mais escuro que o rosto, você pode escolher de um a dois tons acima ou dois tons para fazer uma mistura.

Como saber meu tom de base pela internet?

Mesmo as mais adeptas ao mercado online têm certa dificuldade na hora de acertar o tom exato da base. Novamente, frisamos a importância de entender se sua pele é clara, média ou escura. Depois disso, perceba se seu subtom é amarelado, rosado ou neutro.

Uma boa dica é observar a cor das veias no seu antebraço. Se forem verdes-amarronzadas, sua pele é quente. Se forem azuis ou arroxeadas, é frio. Quando as cores das veias se misturam entre o azul e o verde, seu tom de pele é neutro.

Peles quentes combinam com as bases amareladas. Já as frias combinam com as tonalidades rosadas. As neutras ficam bem com ambas.

teste=

Como escolher a base perfeita para cada tipo de pele

Para escolher a base certa, também é importante que você conheça bem as características mais fortes do seu tipo de pele, pois isso ajuda a determinar o produto mais ideal e que terá maior fixação.

Peles oleosas, secas ou mistas: cada uma pede um tipo de base específica. Antes de passar a base é ideal que a pele esteja limpa e hidratada.

Base para pele seca

Para as peles secas, as bases com função de hidratação são as mais indicadas, pois evitam um maior ressecamento e o efeito craquelado. Bases fluídas, cremosas, em mousse, e que não tenham muito problema com óleos na composição são excelentes pedidas.

Você pode experimentar um acabamento mais glow/hidratante e com um ativo legal que trata enquanto a sua pele está maquiada.

Base Líquida Natural Eudora Niina Secrets Hidra Glow 40 30 ml

R$ 58,90

Compre

Base para pele regular (pele normal)

A pele normal é uma pele bastante equilibrada, por isso aceita muito bem os acabamentos acetinados, entre o hidratante e o opaco, mas se você curtir uma base matte, pode usar sem medo, é só preparar bem a pele antes.

Você pode optar por bases líquidas e cremosas, com fórmulas que permitem uma uniformidade excelente da pele com alta fixação.

Base para pele mista

A pele mista tende a ter a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa, então as bases com classificação matte é a pedida mais aconselhável. As peles mistas também podem usar as bases oil free que se adaptam a qualquer tipo de pele, mas é preciso prepará-las com primer para dar uma nutrida.

Nada impede você de usar uma base acetinada também, o segredo é escolher o pó compacto certo para selar essa make e assim durar o tempo necessário.

Base para pele oleosa

A base para pele oleosa precisa controlar essa oleosidade, por isso, alguns fatores são relevantes antes de escolher. Para a pele oleosa o mais indicado é optar por bases com efeito matte porque o intuito é manter a pele sem brilho e sequinha durante todo o dia.

Base Líquida Matte Vult Hidraluronic Q040 26 ml

R$ 27,90

Compre

Mulheres com peles oleosas devem preferir produtos mais secos, além dos livres de óleos e hidratantes, conhecidos como oil free.

teste=

Como escolher a melhor cobertura de base

Alguns elementos na maquiagem fazem a diferença e garantem um efeito maravilhoso. A cobertura da base, certamente, é um detalhe indispensável para obter o melhor resultado de uma make. Por isso, além de escolher a cor certa, é necessário encontrar uma cobertura que atenda essa necessidade da sua pele também.

Cobertura leve

A base de cobertura leve é perfeita, por exemplo, para quem gosta de evidenciar as sardas, não se incomoda com manchinhas de sol ou acne ou só não curte a sensação de estar com o rosto muito maquiado. Um ponto positivo aqui é o uso em peles maduras, já que acumulam menos nas linhas de expressão.

É ideal para quem busca um efeito mais natural, já que esse tipo de base irá uniformizar o tom da pele, sem pesar na make. Por isso, esse tipo de cobertura de base é mais indicado para maquiagens do dia a dia, quando você busca por algo mais simples, mas com a pele impecável.

Cobertura Média

Bastante versátil, a base de cobertura média te acompanha desde produções mais simples, quanto uma maquiagem mais carregada para um evento, por exemplo. Diferente das bases leves, é um produto especialmente para pessoas que desejam cobrir pequenas incorreções, como olheiras, linhas finas, manchas de acnes e sardas.

Essa cobertura de base cobre as imperfeições sem pesar a aparência do rosto, dando um toque natural para a pele, garantindo uma make sem brilho, com textura uniforme e tom igualado. A dica é que seja uma base construível, que recebe bem mais de uma camada de base, para que você consiga intercalar o uso e aproveitar ao máximo.

Cobertura alta

A base de cobertura alta é um tipo de base que se dá muito bem em maquiagens para eventos e uma super produção. Ela se destaca na fotografia, apresenta longa duração e alta cobertura, que acompanha você durante o dia todo, sem derreter ou craquelar.

A cobertura alta é um tipo de base que se dá bem, principalmente, em peles mais jovens, pois tem uma cobertura potente que tende a evidenciar linhas finas e rugas do rosto. Embora tenha uma fórmula geralmente mais densa e com mais pigmento, não deixa de ser versátil. Você pode dosar facilmente o uso para chegar em uma cobertura média, é só misturar com um hidratante.

E então, agora que você já sabe as dicas de como escolher a base certa, é hora de conhecer as melhores marcas para sua rotina de beleza!

Dica da Amo: O segredo para uma maquiagem impecável está na preparação da pele! Além da limpeza inicial, o uso do primer, de um hidratante adequado e do protetor solar, faz com que a base se adapte melhor a qualquer tipo de pele.

Gostou do nosso artigo? Aliás, aproveite para conferir também as dicas de Como limpar a esponja de maquiagem. Veja aqui!

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário