Como diminuir olheiras? Dicas fáceis e práticas!

 

Como tratar olheiras naturalmente?

A melhor forma de diminuir as olheiras é manter uma rotina de hidratação na pele e outros hábitos saudáveis. Tais como, dormir bem, evitar álcool, usar protetor solar etc. Esse conjunto de atitudes ajudará a reduzir as marcas sob os olhos.

Antes de adotar alguma medida tópica, você precisa ter em mente que não há uma forma milagrosa de eliminar as olheiras, OK? Os tratamentos, naturais ou dermatológicos, levam um tempo para mostrarem os seus efeitos e devem fazer parte da nossa rotina.

Mas chega de demora, vamos à lista com nove passos para diminuir as olheiras de forma natural e saudável? Ah, no fim do post, explicamos quais os tipos de olheira. ?

1. Recorra aos dermocosméticos

Os dermocosméticos são nossos grandes aliados na hora de melhorar a saúde da pele. Então, use cremes, hidratantes e outros produtos que ajudem a retirar as impurezas da pele. Isso deve ser feito ao acordar e antes de dormir.

Caso queira manter um tratamento completo e personalizado para as necessidades individuais da sua pele, consulte o seu dermatologista de confiança

Recorra aos dermocosméticos

2. Use protetor solar

Durante sua rotina de autocuidado de manhã, não se esqueça de passar o protetor solar. Ele protege sua pele contra a pigmentação excessiva e do ressecamento. Em situações assim, prefira cremes específicos para o seu tipo de pele e com ação anti-idade.

Ah, lembrete de amiga: mesmo que você trabalhe dentro de um escritório, longe da luz direta, o protetor solar é essencial no seu cotidiano. Então, não se esqueça de usá-lo todos os dias!

Protetor Solar Facial Isdin Fusion Water 5 Stars FPS 60 50 ml

R$ 80,90

Compre

3. Use sérum na rotina de skincare

O sérum é aquele produtinho que não tem haters, sabe? Ele deixa a pele jovem, radiante e ainda ajuda na hora de esconder as olheiras. Prefira sempre aqueles que contém ácido hialurônico e/ou vitamina C na sua composição.

Caso esteja em dúvida sobre qual produto escolher, confira a nossa lista completa e atualizada com os melhores séruns para todos os tipos de pele!

Sérum Facial Anti-Idade Noturno Lancôme Génifique Advanced 30 ml

R$ 464,90

Compre

4. Hidrate-se

Além da hidratação com cremes e séruns, você precisa beber bastante água ao longo do seu dia. De modo geral, para uma pessoa comum — que não é atleta, por exemplo — o mínimo é ingerir 35 ml de água por quilo do corpo ou dois litros, o que for maior.

Em situações assim, é necessário ingerir água ao longo de todo o dia. Nada daquele meme que as pessoas bebem os dois litros de água às 23h58min. Para isso, vale tudo: lembrete no celular, post-it na agenda, aplicativos etc.

Além da hidratação, é preciso usar produtos específicos para o seu tipo de pele. Isso deixa seu rosto com um aspecto muito mais saudável. Veja nossa lista de produtos oil free para a pele, que podem te ajudar!

5. Alimente-se bem

Lá no fim do post você vai entender quais os tipos de olheira, mas já te adiantamos: a alimentação tem muito a ver com o surgimento dessas marcas sob os olhos, sabia?

Inclusive, a Regional do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), aponta que a alimentação saudável é uma boa forma de controlar o problema das olheiras.

De modo geral, coma de forma balanceada, com bastante frutas e vegetais. E, claro, não se esqueça dos benefícios da vitamina C para a sua pele.

6. Cuide do corpo como um todo

Acho que já deu para perceber que é preciso praticar o autocuidado do seu corpo como um todo, não é mesmo? Para isso, siga as recomendações da SBDRJ e mantenha hábitos saudáveis, pratique uma atividade física, coma bem etc.

Além disso, como falamos anteriormente, proteger sua pele é uma das melhores maneiras de evitar e controlar o surgimento das olheiras. Se você tem a pele oleosa, lembre de usar um protetor solar para o seu tipo de pele.

mulher massageando o rosto

7. Faça massagens locais

Massagens locais e compressas frias são ótimas maneiras de reduzir o inchaço causado pelas olheiras. Para isso, faça movimentos circulares na região afetada. Se quiser, passe um creme hidratante para facilitar os movimentos.

Passar gelo no rosto ajuda a reduzir as olheiras. Ou seja, fazer as compressas frias. Apesar de não ter um efeito definitivo, como a SBDRJ aponta, os resultados são imediatos. Isso acontece porque os vasos sanguíneos se contraem e pigmentam menos.

8. Diminua o álcool

Consumir álcool em excesso pode aumentar a retenção de líquidos. Consequentemente, isso gera inchaços e, em certos casos, produz bolsas sob os olhos. Não queremos nada disso, não é?

Em todo caso, beba bastante água antes, durante e depois do consumo de álcool. Isso ajuda a eliminar a substância do organismo e evita o surgimento das bolsas sob os olhos.

9. Durma bem

Em geral, as olheiras estão relacionadas com a falta de uma boa noite de sono. Apesar disso ser apenas uma das causas desse mal, dormir bem é essencial para evitar o surgimento de bolsas sob os olhos.

Outro ponto positivo de estar descansada todos os dias é a redução do estresse. Além disso, enquanto dormimos, a pele se recupera e se mantém saudável.

Nós sabemos que nem sempre é possível ter aquela boa noite de sono. Em dias assim, saber a forma correta de passar corretivo é essencial para disfarçar quaisquer imperfeições na sua pele.

Se você gostou das nossas dicas, não saia daí porque te explicaremos quais são os tipos de olheiras. Acompanhe!

Quais são os tipos de olheiras?

As olheiras se dividem em quatro tipos: profundas, pigmentadas, vasculares e edema. Veja como a SBDRJ define cada uma delas:

Profundas

São causadas pela anatomia óssea e de gordura do rosto. A região abaixo dos olhos é mais funda e o escurecimento acontece por causa do desnível.

Pigmentadas

Muitas pessoas têm um aumento de melanina — o pigmento que dá cor à pele — na região abaixo dos olhos. Isso causa uma alteração na cor da pele na área.

Em muitos casos, esse problema pode ser disfarçado com uma boa make. Porém, lembre de higienizar sua esponja de maquiagem sempre!

Vascular

Como o nome sugere, a causa dessas olheiras são variações nos vasos sanguíneos na região próxima aos olhos. Geralmente, essas olheiras têm uma coloração que chega próxima ao rosa.

Edema

Elas surgem em pacientes que passam por mudanças fisiológicas ou acumulam uma bolsa de gordura sob os olhos.

Entender como controlar e evitar as olheiras pode fazer muita diferença na nossa autoestima, não é? Em todo caso, para um tratamento mais específico para você, consulte seu dermatologista de confiança.

Os cuidados com a pele são essenciais em todos os dias do ano. Contudo, estações de temperaturas mais extremas merecem atenção redobrada. Por esse motivo, veja nossas dicas para cuidar da pele em dias frios!

Até mais! ?

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário