Guia sobre cabelo poroso: como cuidar, identificar e mais

 

Fios fracos, quebradiços e ressecados podem ser sinais da porosidade capilar. Então, atenção: se o seu cabelo demonstra, ao menos, uma dessas características, este conteúdo é para você.

A AMOBELEZA montou um guia completo sobre o cabelo poroso. Neste post, vamos explicar porque os fios ficam nesse estado, como identificar e como tratar a porosidade.

Siga o fio e acompanhe! ⬇

Afinal, o que é um cabelo poroso?

Um cabelo poroso é aquele que não retém uma quantidade de água suficiente para nutrir e dar força aos fios. Ele normalmente apresenta cutículas abertas, com textura áspera, dificultando a absorção dos nutrientes. Justamente por esse motivo, ele deve receber produtos específicos para nutrição capilar e que ajudam a devolver a saúde dos fios.

Níveis de porosidade do cabelo

De maneira resumida, a porosidade do cabelo é dividida em três níveis. Sendo eles:

  • Porosidade baixa: é como se o fio fosse “impermeável”. Ela apresenta cutículas fechadas e dificulta a umectação das mechas;
  • Porosidade média: aqui, o fio está em um nível ideal para se manter saudável, porque possui uma abertura adequada para absorver e reter os nutrientes. Em outras palavras: é o estado que o seu cabelo precisa estar;
  • Porosidade alta: as cutículas estão muito abertas. Da mesma maneira que os fios absorvem os nutrientes rapidamente, eles os perdem com a mesma velocidade.

Atenção: identificar o nível de porosidade do seu fio é fundamental para encontrar o tratamento mais adequado. Cada tipo de fio possui uma necessidade diferente que precisa ser entendida e estudada de maneira individual.

Por que o cabelo fica poroso?

Relaxa! O nosso cabelo não nasce poroso: ele fica nesse estado por conta de danos externos, como os processos químicos aplicados nos fios e a poluição presente na atmosfera. Não à toa, pode ser evitado com os cuidados capilares adequados.

Para evitar dúvidas, vamos te explicar os principais motivos que podem causar esse tipo de problema. Olha só:

Danos químicos

Como o próprio nome indica, os danos químicos estão relacionados com a aplicação de produtos químicos em excesso. Procedimentos como coloração e alisamento danificam a estrutura capilar e deixam os fios propícios a perderem nutrientes rapidamente.

No caso de danos químicos, a melhor solução para diminuir a porosidade das mechas é a reconstrução capilar. Ela irá estruturar a parte interna dos fios, devolvendo os nutrientes e fechando as cutículas abertas — tudo o que um cabelo poroso precisa. 😉

cloese de uma mulher passando chapinha em um cabelo loiro

Calor excessivo

Nesse caso, a porosidade surge quando o cabelo fica muito tempo exposto ao calor — seja por meio dos raios solares ou pelo uso excessivo de acessórios de calor (como chapinha, secador e babyliss).

Ah, e aproveitando o momento, precisamos reforçar: escolher o melhor protetor térmico para cabelo é algo fundamental para cuidar da saúde dos seus fios!

Condições naturais

As condições naturais estão ligadas aos fatores climáticos, como chuva, vento e muito frio. Todos esses aspectos podem ser a causa de um cabelo poroso.

Quais são as características do cabelo poroso?

As características de um cabelo poroso são fáceis de identificar e ajudam a diagnosticar a porosidade dos fios. Dentre elas, as que mais costumam aparecer são:

  • Pontas duplas;
  • Fios quebradiços e sem maleabilidade;
  • Frizz;
  • Textura áspera e aspecto ressecado;
  • Dificuldade em absorver produtos condicionantes.

Como saber se o meu cabelo é poroso?

A melhor maneira de saber se o seu cabelo é poroso — ou não — é o teste de mechas. Ele é caseiro, prático e super rápido de executar. Para isso, tudo o que você fazer é seguir o nosso passo a passo:

  1. Coloque um pouco de água filtrada em um copo de vidro (ele deve ser transparente);
  2. Pegue um fio de cabelo limpo e o coloque no copo;
  3. Agora, aguarde para analisar como a mecha irá se comportar.

Depois disso, considere a seguinte tabela:

ComportamentoResultado
Fio boiandoBaixa porosidade
Fio na metade do copoMédia porosidade (ideal)
Fio no fundo do copoAlta porosidade

Não tem segredos! É rápido e fácil de fazer. Agora, basta você aplicar em casa e descobrir se o seu cabelo é poroso ou não.

infográfico sobre como identificar o cabelo poroso

Como cuidar do cabelo poroso?

Cada nível de porosidade precisa ser tratada de maneira diferente. Sendo assim, a melhor forma de cuidar de um cabelo poroso é entendendo as suas necessidades.

Cuidados com cabelos de porosidade baixa

Os cabelos de baixa porosidade não absorvem nenhum tipo de nutriente. Por conta disso, o melhor cuidado para solucionar esse problema é fazer uma hidratação em casa. Em poucas palavras, o processo irá fornecer proteínas à fibra capilar, ajudando na recuperação do brilho e da maciez dos fios prejudicados.

Cuidados com cabelos de porosidade média

A porosidade média é o nível mais adequado para o cabelo. Por conta disso, os fios nesse estado não precisam de cuidados muito avançados. Aqui, o indicado é manter uma rotina de tratamentos comum, com que você já está acostumada.

Cuidados com cabelos de porosidade alta

Os cabelos com alta porosidade são os mais frágeis — logo, precisam de cuidados dobrados. Nesse caso, a nossa sugestão é que você use tratamentos que ajudem na reposição de massa capilar (perdida por conta das cutículas abertas). Produtos com queratina, vitamina B5, óleos nutritivos e outros ativos benéficos para os fios podem ser grandes aliados nessa missão.


Acabou! Agora você sabe o que é, como identificar e quais são as melhores maneiras de lidar com um cabelo poroso. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que ele te ajude a oferecer os melhores cuidados para o seu cabelo.

Para não parar a sua leitura, continue no blog da AMOBELEZA e confira outras dicas sobre o mundo da beleza. Aproveite e descubra como fazer um detox capilar. Spoiler: o processo ajudará a deixar as suas mechas ainda mais saudáveis.

Até mais!

Publicado por: AMOBELEZA

Deixe um comentário